quarta-feira, 27 de julho de 2011

Quem ama confia

            
              Hoje, quarta-feira, 27 de julho de 2011, eu quero escrever sobre o ciúme, esse agente que ao mesmo tempo é colaborador e desagregador dos relacionamentos amorosos.  Conversando com o meu velho baú das minhas inquietações, fui buscar lá no fundo, tão dúbio sentimento, personagem marcante e presente em muitas histórias de amor.  E para falar do ciúme é preciso abrir a guarda e entender quais são as bases que sustentam um relacionamento. Naturalmente, nós pensamos logo em “amor e confiança” duas palavras tão fortes e importantes que poderiam ser uma só.
                Todo mundo já ouviu a famosa frase: “Quem ama confia” se confiar é condição Sine qua non para amar, por que o ciúme acha abrigo dentro do amor? Ou pelo menos pensa que acha? Durante toda minha vida eu vi o amor nascer e morrer no peito de apaixonados casais, no meu próprio peito mesmo, já nasceu e morreu algumas vezes. Acontece que no coração em que o ciúme achou guarida, o desfecho foi mais doloroso.
                Não dá para entender por que duas pessoas se encontram? Seja qual for o lugar, a ocasião, o motivo, o fato é que algo os aproximou. No inicio do relacionamento, tudo é lindo e novo, os amigos dela são maravilhosos, os amigos dele são divertidíssimos. Mas com o passar do tempo, o lance fica sério, o rolo, o “ficar” vira namoro, a vontade de estar perto aumenta a cada dia e você já não se vê mais sem a pessoa amada ao lado. Todos esses passos são sintomas de um vírus chamado amor.
                Porém aquela turma de amigos dele, já não é mais tão maravilhosa assim, a turma de amigos dela, já não é lá tão divertidíssima assim também. O ciúme escolhe normalmente o melhor amigo da pessoa amada para travar uma guerra quase que mortal.  Quando o ciúme chega e se apossa da situação, não há espaço para mais ninguém e mais nada. Quando você encontrou aquela pessoa que hoje é sua parceira, vocês freqüentavam certo bar, casa de show ou algo parecido, depois do ciúme instalado, até naquele mágico lugar você proíbe ou fica proibida de freqüentar.
                Uma pessoa cimenta, não quer um parceiro ou parceira, ela quer uma propriedade. E o pior, é que existem muitas pessoas que se transformam em propriedade alheia. A pessoa ciumenta não conhece o significado da palavra confiança. Confiança, aquela palavra lá do inicio do texto, palavra que é condição “Sine qua non” para se amar. Ter ciúme comedidamente, até que apimenta a relação, mais ciúme em demasia, azeda geral. A pessoa que se relaciona com o ciumento, tem um GPS ligado vinte quatro horas por dia. Não tem um minuto de paz.
                Quando duas pessoas se unem e formam um casal, a proposta é de felicidade, parceria e companheirismo, dividindo momentos felizes e agradáveis, suportando os difíceis e amargos, mas tudo com amor e confiança. Não adianta ter alguém que lhe liga a cada cinco minutos para saber onde você esta? O que está fazendo, está com quem? Chega que horas? Já dormiu? Essa ultima é pior! Ligar para saber se já dormiu? E quando você responde que ainda não, recebe bronca! Estar namorando, não significa que você tem que abrir mão dos seus amigos e rotina.
                Estar namorando, significa que a turma de amigos ganhou mais um membro e que uma nova peça está inclusa na sua rotina. Confiar é a arte de se viver bem! Olhar a pessoa amada e conhecê-la no menor gesto dela, isso é confiar. Lá na minha querida Salvador, os mais velhos diziam: “quando um passarinho ganha confiança, você pode deixar a gaiola aberta que ele voa, mais sempre volta para o seu cantinho seguro” acredito muito nisso! Tanto no campo das amizades quanto no terreno do amor, quero ser parceiro e não proprietário da pessoa que amo.
               Infelizmente, tenho visto muitas histórias de casais que vivem em pé de guerra por causa do ciúme. Talvez um dia eles percebam que quando agente escolhe uma pessoa, agente se vê bem tratado e amado por ela. Sejam parceiros e amantes, não sejam proprietários e inimigos.

6 comentários:

moreninha disse...

sem muitos comentarios.. apenas vou vestir o texto...
abraços Andre
Ruth Alves

moreninha disse...

.. mas Andre, amo e amo demais, mas o ciumes sempre vem com algumas pessoas... mesmo sabendo que ele nao ta nem ai pra essas pessoas, amar nao e cuidar tambem???

Unknown disse...

Ruth,
Cuidar não quer dizer que precisamos ser os olhos do outro, faça a sua parte, você é uma pessoa maravilhosa e certamente tem sua cadeira cativa no coração dele, não adianta se assustar com fantasmas que nunca conheceram a luz! cuide!mas ame, não inverta a ordem natural das coisas.
Abraços,
André

Anônimo disse...

Caríssimo André.

suas palavras exprimem com singular clareza, o centro do verdadeiro amor. Confiar é por assim dizer algo maior da relação humana, conhecer e crer nesse amor que nos é dado >> não existe uma decisão ética ou uma grande ideia, mas um encontro com um acontecimento, com uma pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo.
Amar não é mandamento.

Unknown disse...

@nderson Nunes,
agradeço seu comentário e suas palavras, faça-se presente sempre! seu comentário foi muito oportuno e brilhante, sua noção de confiança e de amor é algo que engrandeceu o texto!
Abraços,
André

Anônimo disse...

André,
Acho que devemos amar gratuitamente e com intensidade, somente!
Beijo fraterno,
Rita de Cássia
Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ