quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Bobo poeta que sou

                                    
                   Andei pelas ruas do meu pensamento, garimpando palavras, formando frases e poemas. Acima de tudo pintei quadros com meus desejos, fiquei admirando o muro de minhas indecisões, conversei com meu silencio, admirei muitos fins de tardes, amei o mar, vi uma estrada partir e terminar nas Asas do Plano Piloto. Aprendi que sofrer de amor deixa o papel molhado de cor e que a vida do poeta tem tudo, neblina, verão, inverno e amor.
                  A dor deste poeta que vos fala nestas linhas, tem dimensão maior que a dor das outras pessoas, porque dor pequena não constrói estrofes para uma bela poesia. O amor deste humilde poeta tem uma dimensão maior que o amor das outras pessoas, porque para caber no coração de um poeta, tem que ser o maior amor do mundo. Este poeta que vos escreve aceita os defeitos de todas as pessoas, pois no papel os defeitos tornam-se qualidades.
                Porém, sendo o poeta um profundo conhecedor do universo humano, dificilmente sei me definir, não sei e não quero saber, porque entender a mim mesmo, é deixar de estar em contato com o universo e com o mundo. Um mundo que não se pode ver somente com os olhos da face. É necessário principalmente, olhar com os olhos da alma, olhos de quem se procura nas pessoas, nas coisas e no tempo.     
               Hoje, bobo poeta que sou, ouvi uma bela canção da Maria Gadú, chamada “Bela Flor” e mais uma vez, como sempre, pintei um valioso quadro com os pinceis do meu desejo e imaginação. O trecho a seguir é um texto que eu fiz no momento em que a canção tocava, não diz nada com a letra da canção, mas reflete este meu momento poeta e escrevi a primeira coisa que me veio à cabeça, e a primeira coisa que me veia à cabeça foi a minha nega Thesca. O nome do texto é “Obra de arte”.
              “Da areia linda e branca da praia de minhas lembranças/ nascia o primeiro e lindo olhar que minha esposa me deu/ De uma iluminada noite negra/ desenhei aquela mágica madrugada/ representando os cabelos da minha amada.
              Dar cor prata das estrelas/ vi reluzir um lindo sorriso que me cativou eternamente/ e de um romântico pôr do sol/ a luz dourada dos pêlos dela/ Fiz de um céu azul, a imensidão das suas curvas/ e de um vermelho morango/ O gosto gostoso do primeiro beijo que eu lhe dei/ e antes que a canção terminasse/ mergulhei o pincel no verde esperança/ e assinei o quadro desejando nunca perdê-la”   
             Por ser poeta, vivi e presenciei muitos amores e vi as flores de maio exalarem o adeus, amadureci com o tempo e provei na taça do arrependimento o mais desejado vinho de uma safra chamada ilusão. Desenhei na areia o meu rosto enrugado e por muitas vezes eu sentir e ouvir ao meu lado as tardes chamarem meu nome. Por ser poeta eu criei meu próprio templo por necessidade em crer que amar a tudo e a todos bastaria.
            E por ser poeta, uma Guerra Santa tornou-se eterna e vingou o ser só dos meus longos dias. Por ser poeta, a vida me presenteou com um coração bobo e amigável, por ser poeta, tenho a grande chance de escrever para vocês e aprender cada dia algo novo.

5 comentários:

Anônimo disse...

André,

"Sábio" poeta que és

Por ser poeta, é doce. Por ser poeta, é generoso e cheio de histórias.É um poeta porque tem um coração grande!!!
Por ser poeta, aprendemos com vc belos ensinamentos, suas belas palavras!

Beijo amigo,

Rita de Cássia

Mariana Reis disse...

e boba que sou rs hj fique tão sem jeito q nem agradeci o carinho direito .. e que fico meia sem jeito com tanto amorrr distribuídos nessas datas no qual comemoramos nosso aniversario, dai fico assim meia boba .. mesmo obrigado por tamanho carinho saiba q vc dia-a-dia ganha mais meu coração com essa alma de poeta então somos dois bobos beijos nego te adoro.

Mariana Reis disse...

e essa musica é minha rsr.. vc nem sabe mais o fato de te escutado hj era os deuses cantando em minha homenagem rs

Bela Flor
Maria Gadú
Composição: Maria Gadú
A Flor que vem me lembrar
A Flor que e quase igual
A Flor que muito pensa
A Flor que fecha o Sol

Parece a mesma flor
Só muda o coração
Quando se unem são
A Flor que inspirou a canção

Bela Flor, pouco disse
Gêmea Flor, que cresceu no Rio
Bela Flor, pouco disse
Gêmea Flor, que cresceu no Rio

Que dance a linda flor girando por aí
Sonhando com amor sem dor, amor de flor
Querendo a flor que é, no sonho a flor que vem
Ser duplamente flor, encanta colore e faz bem

bela flor Mariiiiiiiiiii bjus

moreninha disse...

Bobo nada , tu es muito sabio...
e te tornas a cada dia mais humano pois com suas poesias vc olha com outros olhos o mundo, as pessoas ao seu redor... e com elas vc deixa as pessoas bobas , por nos fazer enxergara as coisas do geitinho que vc escreve!!
te agradeço por fazer meus dias mais felizes a cada texto que leio....
abraços e que vc continue sendo esse homem tao iluminado por Deus!!!

Ruth Alves

Unknown disse...

Rita, Mari e Ruth

Agradeço as palavras postadas, a poesia me fez tudo que sou, sofrer em demasia, amar a todo custo, isso é ser poeta, ter amigas como vocês é verso próprio de um texto chamado amizade!
abraços,
André