sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Como a camisa e o botão

                                         
                        Ontem, quinta-feira, 11 de agosto de 2011, no período da tarde. Recebi um telefonema de uma amiga chamada Ruth, a Moreninha que assina vários comentários neste blog, colaboradora e seguidora assídua de meus escritos. Ela ligou querendo falar com minha filha Naná, a Mel atendeu e passou a ligação para que eu conversasse com ela, já que a Naná não estava em casa. Ao se pronunciar, Ruth deixou cair por terra uma sensação de tristeza tão grande, que foi possível ouvir cá deste lado da linha, as lembranças de um choro recente.
                      Ruth tentou disfarçar o pranto na voz e começou a querer saber como é que eu estava? Como é que estavam minha nega Thesca e a pequena Mel? Tudo para disfarçar o seu estado de espírito atual. Ali naquele momento cheguei a comentar com a Ruth sobre um poema de João Cabral de Melo Neto intitulado “Paisagem pelo Telefone” o poema é todo baseado em uma conversa ao telefone e através dessa conversa a paisagem vai sendo descrita e entendida toda pelo telefone! No caso da Voz de Ruth, eu diria que seria uma paisagem de um dia de inverno, hora nublado, hora chuvoso e frio! Mas vocês devem estar se perguntando: “aonde o André quer chegar dessa vez?”
                     Explico! Ruth é uma amiga recente, recente, mas já verdadeira! E só por essas coisas de sentimento verdadeiro é que se pode explicar o fenômeno chamado sintonia! Ao falar comigo ao telefone, minha amiga não precisou dizer que estava com problemas, no seu tom de voz, eu já pude perceber que algo não estava bem! É dessa sintonia que estou falando, talvez a tristeza dela passasse despercebida por outra pessoa que não a conhecesse bem. Amigos de verdade, conhecem a fundo os seus amigos! Conhecem no olhar, na voz, num simples gesto, se o outro está bem ou não!
                   Quantas vezes na vida, aquela amizade verdadeira, parece ter pressentido que você estava precisando de um ombro amigo e quando você menos esperava, o telefone tocou, a campainha tocou, um torpedo chegou e você pôde se abrir e aliviar o fardo pesado que lhe incomodava!  Se eu fosse falar de amizades assim, levaria uma eternidade escrevendo sobre todas elas! A questão é que a vida se torna melhor quando temos amigos verdadeiros, aqueles que são a nossa base para encararmos a difícil arte de viver.
                  Eu sei de pares de amigas e amigos que são como a camisa e o botão, a tampa e panela, a corda e a caçamba. Conheço amigas que saem juntas para a balada e quando uma delas é paquerada, apenas com um discreto olhar, uma diz para a outra se aprovou ou não a escolha! Combinam com um simples sorriso, uma grande sacada para se livrarem de grandes furadas! Amigas também nas armações!    
                 Há aqueles amigos que vivem juntos, no futebol, nas noitadas e até na hora das investidas nas garotas, são tão amigos que combinam até quem vai pegar quem, demarcam o território e respeitam seus códigos de ética. São amigos e amigas para a vida toda! Na alegria e na tristeza, chegam a ser mais fieis entre eles mesmos, do que com os seus próprios namorados e namoradas! Amizade verdadeira é rara! E difícil de achar, mas quando se acha, a vida se torna muito melhor.
               O que a maioria das pessoas precisa entender é que quando se aposta em uma amizade, faz-se necessário uma entrega verdadeira. No caso da minha amiga Ruth, nós somos amigos há pouco tempo, mas é algo verdadeiro, já conversamos muita coisa que só amigos de muito tempo sabem um do outro. Tenho a graça de Deus de ter muitos amigos verdadeiros, alguns deles freqüentadores assíduos do meu blog e que quando estou precisando de uma palavra amiga, me conhecem na hora!
               Dedico Esse texto primeiramente a Ruth, pela inspiração para escrevê-lo, a Rita de Cássia, Leandro Ribeiro, Gilson, Andressa, Tatá, Poliana, Mari, Rafa, Lidiane, Lilia Amorim (esse tema cai bem pra ela também) Edson Junior (minhoca) Riba (cunhado não é parente, mas é amigo) Vânia (da conservação da Tellus, amiga de muitas confidências) e muitos outros que fazem parte da minha vida!
            Deixe aqui registrado que Rita e Andressa são tão amigas que podem servir de exemplo de perfeita sintonia entre duas pessoas!
Não pus nenhum familiar, porque amigo é amigo, família é família!  

6 comentários:

moreninha disse...

André..
verdadeiramente esses dias tem sido chuvosos em minha vida... mas sei que vai passar ... ou melhor dizendo a primavera vai chegar... ontem quando liguei pra Nana foi pra conversar um pouco, tava precisando... ela nao tava , mas vc me atendeu e como um grande amigo pode ver a minha angustia pelo tom da minha voz... obrigada pela dedicatoria... me sentir muito feliz!!! tenha certeza que voçe e um hiper amigo que tenho uma enorme consideração... obrigada pelo poema , amei e como te falei o poema que me deixou por depoimento fala exatamente tudo que eu estou sentindo... nuito obrigada por me fazer compania todos os dias atravez dos seus textos...muito obrigada!!!
Abraços
Ruth Alves

Unknown disse...

Ruth,
nesse momento eu só posso lhe dizer...
Você não está só, em algum lugar existe um amigo pronto para lhe ouvir!
Abraços,
André

Anônimo disse...

André,
Obrigada pela dedicatória e por fazer parte da minha vida. Tenho muito respeito, carinho e admiração por vc...Sou a sua fã número 01.
Beijo da amiga,
Rita de Cássia

Anônimo disse...

André,
A Andressa é minha amiga querida, cheia de energia, solidária, divertida e superprestativa. A gente se conhece só no olhar, a nossa sintonia é perfeita pq sabemos respeitar e conviver com os defeitos de cada uma.
Ela não sabe aconselhar(kkkk), mas tem um abraço acolhedor...isso que é importante!
Enfim, a Andressa é a minha amiga das horas difíceis e de todas as horas...minha amigona do peito!
Um beijo,
Rita de Cássia

Lilia Tavares disse...

Boa oite botão!!! kkkk Sua amiga camisa está muito satisfeita por não ser esquecida. Sei qw a nossa amizade pode ser incompreendida por muitos,mas, que foi que falou que precisa de compreensão? Amizade é pra viver. Já fui amiga de muitos mas é a primeira vez que sou correspondida a minha altura. Gosto muito de você.

Unknown disse...

Lilia,
A vida me deu oportunidade de lhe conhecer e saber que sou um homem de sorte porque dou sorte com o universo feminino, aproposito, "Amizade é feminino não é?" sendo assim, somos mais que a camisão e o botão, somos verdade e entrega, somos amigos de coração e agradeço a Deus por sua amizade!
Abraços,
Botão