terça-feira, 2 de agosto de 2011

Qual é o seu aroma ou fragrância inesquecível?

         
                Hoje, terça-feira, 02 de agosto de 2011, deparei-me com uma situação que mexeu demais com meu velho baú das minhas inquietações.  Eu esperava o ônibus na parada da galeria, ali próxima ao SCS, quando sentir leve brisa acariciar o meu rosto. Não era apenas uma brisa, foi uma brisa que na medida em que ela tocava minha face, um sentimento bom e nostálgico se apossava de mim. Naquele momento, um turbilhão de lembranças invadiu minha mente e me conduziu para um tempo tão distante, que num intervalo de alguns segundos, eu, novamente era aquele garoto que corria pelas praias do meu velho bairro da Boca do Rio, lá em Salvador.  
              Após viajar num raio de eternos segundos, despertei com o aviso de minha amiga Valquíria, avisando-me que o nosso ônibus havia chegado. Já dentro do ônibus, pus-me a vasculhar meu baú inquietante e ouvi a seguinte pergunta: “Como pode, uma leve brisa nos transportar para um lugar lá do nosso passado?” foi o que eu me perguntei durante todo o trajeto para casa, que sensação gostosa, nostálgica, mas gostosa!  Apenas com uma leve brisa. A natureza também apronta dessas de vez em quando.
              Por pensar muito nesse fato, lembrei de um bate papo lá no meu trabalho, uma figura me perguntou qual era o nome do meu perfume? Respondi que estava usando o Portinari, do Boticário, ela me disse que aquela fragrância lhe trazia recordações marcantes. Ainda brincou dizendo que eu não me aproximasse muito dela, pois corria o risco de ser agarrado. Bastou apenas uma delas abrir a guarda, para que todos envolvidos na conversas abrissem seus corações também.
              Uma amiga nossa muito louca disse: “Eu não posso sentir a fragrância do Floratta in Blue, (também do Boticário), que eu me lembro da primeira vez que beijei o safado do meu marido, já nos separamos três vezes, mais o bicho é tão safado que ele sempre aparece usando esse perfume e me faz perder a cabeça, aquele cachorro” ela não consegue passar despercebida se tem Floratta in Blue na parada. Registro aqui, ela continua casada e feliz com ele!
            Agora! O que me espantou foi um relato dado muito espontaneamente por um cara muito certinho e muito calado. Referido amigo disse-nos: “Quando eu sinto cheiro de chuva caindo na terra, lembro-me dos meus dezoito anos e de uma namorada que eu tive naquela época. Na tarde em que eu a pedi em namoro, começou a cair um aguaceiro danado, pensei que ela iria correr para casa, mas para a minha surpresa, ela pediu para que nós dois ficássemos ali, parados, deixando a chuva cair todinha sobre nós, justamente, no momento em que ela me disse sim e me beijou, o cheiro de terra molhada se fez presente de forma intensa e inesquecível”
            Entendo o meu camarada, pois o lance da brisa tocou-me também!  A nossa mente parece que trabalha independentemente dos nossos comandos, registram tudo, até algo que aparentemente nos parece banal. São essas coisas aparentemente banais que lá no fundo ficam guardadas e vem à tona. Às vezes, coisas como um cheiro de comida, nos fazem lembra aquele tempo bom, tempo em que nós éramos paparicados por alguma tia ou vovó que fazia as melhores comidas do mundo.         
          Assim como a musica, o aroma e a fragrância também nos remetem a lembranças maravilhosas.  Qual é o seu aroma ou fragrância inesquecível?

3 comentários:

moreninha disse...

André... perfumes tem tantas historias em nossas vidas!!! so que realmente tem sempre um que marcar pra todo sempre...eu amo fragrância masculinas, mas um certo homem conseguiu deixar a marcar dele em mim com um cheiro que não vou me esquecer jamais.. rsrsrs Cheirinho bom, que todas as vezes que sinto eu fico boba, querendo estar com ele naquele momento (se ele não estiver por perto) ... o cheirinho que falo e do meu baby... natura mamae e bebe .. hum.. cheirinho do meu filho ... esse fica pra sempre a primeira colonia dele... sinto a cada roupinha dele.. muito bom!!! cheirinho inesquecivel que me faz ficar suspirando.......rsrsrs

Anônimo disse...

André,
O seu post me remeteu a um período tão importante na minha vida, foi a época que namorei o Carlos Fábio, meu primeiro, grande e inesquecível amor...eu usava um perfume da L´acqua di Fiori(que ganhei de presente de aniversário), e esse ficou marcado para sempre na minha memória..esse perfume me lembrava nossos bons momentos, o abraço dele, o beijo dele, o carinho, toda a nossa jovialidade. Qdo nosso namoro acabou, eu cheirava o vidro que exalava Carlos Fábio..era como se ele estivesse comigo..ah! como era boa, como era gostosa a fragrância!Não uso o perfume mas ele ficou pra sempre em meus pensamentos..assim como o Carlos Fábio no meu coração!!!!
...E a vida segue!!!
Beijo,
Rita de Cássia

Unknown disse...

Rita e Ruth,

A vida é perfeita porque não seguimos sozinhos!
como diz o compositor peninha "Ter saudade até que é bom, é melhor que caminhar vazio! lembre de tudo que foi bom e seja feliz! André