segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Seja amigo do tempo, faça do tempo seu aliado.

                   Algo de muito interessante aconteceu durante um bate papo com algumas pessoas hoje cedo lá na empresa. Por se tratar de uma segunda-feira, 29 de agosto de 2011, havia aquela velha lenda de que hoje, era o dia mundial da preguiça, etc. estavam envolvidos na conversa; eu; Leandro Ribeiro; Jéssica Rarine; Maria Cristiane; Andressa e o Sr. Daniel. Falávamos sobre a vida e nossas perspectivas para o futuro, cada um com um sonho e um objetivo diferente para a sua jornada terrestre.
                    Naquele blá, blá, blá informal, havia um elo que unia a todos ali presentes. Por mais que os sonhos fossem diferentes, o elemento “tempo” surgiu e surgia em todos os depoimentos. Meu velho baú de minhas inquietações ficou agitado e não me deu mais paz. Foi como se eu ficasse a escutar o trecho da canção do Caetano Veloso intitulada: “Oração ao Tempo” que diz:Compositor de destinos, tambor de todos os ritmos/Tempo tempo tempo tempo/Entro num acordo contigo/Tempo tempo tempo tempo...” era como um tic tac de relógio a martela na minha mente sem parar.
                  Pensei em tudo que ouvi naquele bate papo e percebi o que meu velho baú queria, ele estava chamando a minha atenção para o fator tempo na vida de cada um de nós. Percebi que para cada perspectiva relatada o elemento tempo era fator preponderante, todos nós queremos alcançar algo na vida, alçar vôos maiores, porém precisamos nos desdobrar para acharmos tempo. Algumas pessoas falaram que queriam vencer na vida através de um bom emprego só para ter tempo para aproveitar o que o seu esforço lhe proporcionou. Algo muito contraditório isso: querer tempo para vencer na vida, só para ter tempo para aproveitar a vida?
                Amigos disseram que hoje correm contra o tempo, para amanhã descansar aproveitando o tempo que eles perdem na atualidade!  Com isso, muito tempo é jogado fora! Perdemos tempo ganhando tempo, reinventado tempo e deixando de lado tempo valioso. Podemos correr atrás de oportunidade de melhoria no emprego, podemos correr atrás de oportunidade para estudar, mas precisamos ter tempo para olhar a lua cheia neste lindo céu do Cerrado. Quem tem filho, não pode deixar de acompanhar as mudanças e as fases da vida deles! Não pode deixar de apreciar o lindo sorriso deles.
              Quem namora, não pode deixar de beijar na boca, ter carinho, fazer carinho, o tempo cobra e leva a parte que te cabe neste latifúndio! Quem tem amigos, não pode deixar de aproveitar o bom que é ter amizade, sair dançar, jogar conversa fora! O tempo é rei e senhor de tudo, nos dá e nos tira todo o tempo do mundo! Seja amigo do tempo, faça do tempo seu aliado, tempo distante é tempo incompreendido, tempo por perto é tempo bem resolvido!   

2 comentários:

Anônimo disse...

André,
Vc está certo, precisamos otimizar o nosso tempo, com planejamento em cima daquilo que almejamos, que precisamos, necessitamos e gostamos de fazer!!!
Relacionado a este texto, lembrei- me de uma música do Pato Fú, chamada "Sobre o tempo"..um trecho diz assim: "Tempo amigo seja legal
Conto contigo pela madrugada
Só me derrube no final... "
BeeeijoOoO*
Rita de Cássia

Unknown disse...

Rita,
Amo essa musica e corro contra o tempo para alcalçar o meu tempo!
Abraços,
André