sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Êta sociedade ingrata!!!!!!!! (Aos Meninos de rua do SCS)

                                                 

                 O olhar da criança assustada demonstra uma alegria sincera, porém ingrata. Mas o que seria mais ingrato que seu olhar sangrento? Se sangrento fosse, o nosso momento. Momento esse que deixamos assustado no pensamento. Agora a criança tem sua boca aberta, porém nua. A espera da coberta em um calçadão de rua. Mas o que seria da criança, se não existisse o nosso orgulho? Não estaria aquele corpo sem esperança, se perdendo entre os entulhos.
                  Mas o que seria da criança, se não existisse a nossa indiferença? Não haveria tatuado em seus corpos, tantos sinais de violência. Se na nossa alma habitasse um pouco de consciência. Olhe ai a criança! Com sua mão envelhecida, porém muito nova na idade, ela mostra o esforço e as feridas que lhes roubaram a identidade. Mas o que seria da criança, se no nosso olhar existisse vergonha? Não estariam aqueles anjos consumidos pelo crack e pela maconha.
                 Mas o que seria da criança, se não existisse o nosso preconceito? Não estaria a boca aberta e um tiro no peito, se no nosso peito habitasse o mínimo de respeito.
                 O olhar da criança assustada... Êta sociedade ingrata!!!!!!!!    

Texto adaptado do poema “O que seria da criança?” de minha autoria, de 13 de julho de 1996.

Um comentário:

moreninha disse...

Realidade de um Brasil que a cada dia que passa tem mais uma criança que sofre por maus tratos ou aquelas que nem mesmos tem onde dormir ... crianças quem não tem culpa de um dia ums er humano ter os colocado no mundo e simplismente abandonado como um "lixo" qualquer!! Infelizmente a cada dia que passa as nossas calçadas estão cheias , mas não é cheia de estrelas e sim de olhares tristes , cansados, fadigados, famintos... e nos da sociedade se pode se dizer não fazemos nada apenas somos ingratos!!!!