quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A moda altera o jeito de viver das pessoas!

Minha Pequena Naná
                                              



               Na terça feira, 11 de outubro de 2011, eu estava no centro de Taguatinga, a procura de um brinquedo para a minha filha Mel Karoline, já que no dia doze de outubro, além de comemorar o dia das crianças, nós também comemoraríamos o aniversário dela. Andava eu pesquisando nas lojas e como sempre admirando aquele ir e vir frenético das pessoas, a velha e fabulosa indecisão humana. Porém algo me chamou a atenção, naquele meu caminhar pelo centro de Taguatinga e por boa parte da Avenida comercial.
                 Nessa minha busca pelo brinquedo perdido da Mel, chamou-me a atenção, o vestuário das pessoas, uma seqüência de figurinhas carimbadas, garotas e garotos todos vestindo um mesmo padrão de roupa. Fato que fez com que eu me sentisse um E.T, um ser de outra dimensão. Será que a moda tem intenção de deixar tudo uniforme? Que moda é essa que ao ditar um novo conceito de vestir, transformam a todos em reflexos distorcidos? Porque a roupa é a mesma, mas as formas e as pessoas são diferentes!
               Eu, disfarçadamente dei uma olhada em minha roupa e percebi que não era parecida com nada que minhas retinas conseguiam captar! Tive uma sensação horrível! Quem estava fora de sintonia? Quem era anormal? Quem estava errado? De um lado, um grupo de garotos com calças mostrando as cuecas com um escrito na cintura e um boné de cor berrante, mochilas de jeans surrado! E do outro, outra galera, agora com garotos de gel no cabelo, tênis bicolor e camisetas regatas e mochilas que mais lembravam aquelas mochilas de escaladores de montanhas!
             Atento a tudo, admirei aquela tentativa vã desse pessoal que jurava ser diferente! E para melhorar a situação, as meninas seguiam também um conceito de roupa interessantemente igual. Blusinhas mostrando as barriguinhas, blusinhas de cores diversas, mas predominavam o lilás e o azul, melissinhas com um laço ou uma flor dando o toque final!  Avistei também, quatro garotas atravessando a faixa de pedestre, elas, nas casas dos quinze aos dezesseis anos, num verdadeiro show de uniformidade.
              As garotas usavam uma franja cobrindo o olho direito, não me perguntem por que o olho direito? Bermudinha jeans, piercing no nariz, também do lado direito!Óculos colorido, a maioria rosa, mochilas jeans surrado com uns penduricalhos, celulares Smartphones de cor rosa, meia soquete e tênis cano baixo. Tenho que confessar! Essa tribo lembrou a tribo da minha filha Naná! Dentro desse quadro de igualdade perfeita, realmente me sentir um ser muito estranho! A moda dita um modo de se vestir que inconscientemente altera o jeito de viver das pessoas!
             É complicado não aderir à moda! O apelo é muito forte e desleal com todos nós!
             Você também é um refém da moda?
             É melhor eu encerrar por aqui porque preciso ir às compras!  Vou renovar meu guarda roupa!   

2 comentários:

moreninha disse...

kkk vou renovar meu guarda roupa foi ótimo André...
realmente a moda hoje faz minha cabeça..procuro sempre ver o que tem de novo, pq eu mesma me preocupo muito com o que as pessoas vão dizer ou pensar da roupa que estou vestida...e acredito que a moda diz muito mais para os adolescentes que nunca querem estar por traz de nada e nem de ninguém...

Unknown disse...

Moreninha,
Você tem total razão! é um mar de uniformidade que faz a nossa cabeça! mas precisamos manter a nossa identidade!
Abraços,
André