quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O livro é um divã!

                                             
                Um livro aberto, um mundo a descobrir, logo ali, diante de nossas retinas, um universo a surgir. Agente viaja, chora, sorri e se realiza nas mais diversas histórias narradas por autores fantásticos. O livro é um universo paralelo, o livro é o espelho da realidade, é a ficção que virou realidade. Isso é tese para os doutores! Uma boa leitura nos leva a lugares jamais explorados, nos faz viver vidas jamais vividas! Quantas pessoas preferem ler um bom livro a assistir ao um bom filme. Não estou aqui dizendo que livro é melhor que filme ou vice e versa.
                 O contato com o livro é apaixonante, é intimo, é uma relação de cumplicidade, o mesmo livro lido por duas pessoas diferentes, causa sensações diferentes! E olha que não é pelo fato das pessoas serem diferentes, mas sim pelo fato do livro se apresentar diferente! A cada palavra, a cada frase, a cada parágrafo ou pagina lida, a história se revela em você e você se revela na história. Para muitos, o livro é um divã! Uma espécie de conselheiro da alma. O meu primeiro livro foi o “O pequeno Príncipe” de Antoine Saint-Exupéri, uma experiência que transformou a minha vida e a minha relação com as coisas e as pessoas.
                Após O Pequeno Príncipe eu aprofundei-me no mundo da leitura e viajei por tantos lugares e vivi tantas vidas, que hoje, o homem que sou é reflexo de tudo que li e vivi. Amo a literatura Portuguesa e em especial dois autores: Mia Couto e António Lobo Antunes. Por causa da leitura, eu desbravei reinos, salvei donzelas em perigo, fui condecorado cavaleiro da corte e amei amores impossíveis. A leitura é uma ótima aventura. Seja qual for o gênero, seja qual for o tema, leia, viaje pelas veredas de um livro, você certamente se tornara outra pessoa!
                Leia, mas leia tudo que você puder ler, cada ser tem um perfil de leitura, descubra o seu e reinvente-se. Falar de leitura e não falar de um dos melhores livros que eu já li é quase um pecado mortal! Como sugestão, eu falo com o coração cheio de saudade do livro “O Carteiro e o Poeta” de Pablo Neruda, um livro que fala de amor e amizade, um livro que faz você dialogar com a poesia! Vale muito ler ele! Outro livro que é uma maravilha é “O nome da Rosa” de Umberto Eco, o livro conta a saga da literatura no século XIV.
             Bom, eu citei alguns livros e autores que eu amo, mas vocês possuem gostos e preferências, mas não deixem de ler, não percam contato com esse universo mágico que é a leitura.  Leia, viaje e amem a cada livro, a cada história!   

Nenhum comentário: