sábado, 31 de março de 2012

Que química é essa que une os opostos?


Na foto: Casal de leitores, Thaísa Sousa e Victor Ramos 

   


  Ela fala inglês e ele espanhol, ela admira a lua e ele aprecia o pôr-do-sol. Ela torce para o São Paulo e ele é Palmeiras, ele é vidrado num esquema voz e violão aos sábados, já ela prefere as baladas das noites de sexta-feira. Ela não perde um show do Jorge Vercillo e ele comprou a coleção completa do Martinho da Vila.  Ela curte a paz de uma casa no campo, já ele prefere o zum zum zum caloroso de um fim de semana na ilha. Então, Que química é essa que une os opostos?
   Ele não abre mão do futebol de quarta à noite, já ela não vai para a cama sem o Jô. Ele é pele e paixão, ela é carinho e amor. Ela quer apenas um filho, ele quer povoar a casa. Ela quer serviço publico, ele quer montar seu próprio negócio.  Ela quer um jogo de pequenas poltronas, mas ele prefere um sofá de canto. Ela é espírita Kardecista, já ele vive apelando para todos os santos. Então, Que química é essa que une os opostos?   
  Ele raspa a cabeça e ela tem um Piercing no nariz, ela andava chorando e ele querendo ser feliz. Então, a química do amor fez o seu papel, uniu essas duas vidas. Noite e dia, amargo e doce, quem levou e quem trouxe? Não importa, se a química do amor uniu. Só a vontade de Deus separa.           

sexta-feira, 30 de março de 2012

Depois dela


Na foto: Minha filha e leitora, Naná Simões



           Livre, vida e dádiva de Deus. Ela é a paz que reina em minha vida. Ela é sobrenome da minha vida. Algo feito sonho que jamais acabará. Algo que fez o sentimento de vazio, se sentir sozinho, ela deu vida a minha vida. Noites de sono sem dormir, noites protegendo o sono dela. Doce engano de pai, ela foi quem sempre me protegeu! Ela, o amor e eu.  A paz misturou-se ao sorriso dela, uma janela para o horizonte se abriu, depois dela: tristeza, solidão e falta de fé, são sentimentos, que esse peito de pai nunca mais sentiu.

quinta-feira, 29 de março de 2012

O tédio não faz bem a ninguém


Na foto: Leitor, Lino Mourais

          Tenho andado pelo centro da cidade papeando com alguns anúncios promocionais dessas lojas de eletroeletrônicos. Nesses últimos dias, meus melhores amigos são um caderninho de palavras cruzadas e duas bulas de remédio. É o tédio que tomou conta de mim. Nesses últimos dias, minha maior distração é ver a água do chuveiro escorrendo pelo ralo e assistir televisão no mute, sintonizada em um canal qualquer.
          Tenho andado pela casa conversando com o meu criado mudo, mas só escuto o que me convém. O tédio não faz bem a ninguém. Eu vesti minha camisa nova pelo avesso, eu enjoei do meu novo endereço, eu estou com vontade de fugir para a lua.
Tenho andado discando para o meu próprio número, só para dizer que eu não estou para ninguém.
         Eu tenho discutido muito com o meu travesseiro, eu alonguei o mês de fevereiro, só para contrariar o calendário da parede da minha cozinha. Eu me mudei para dentro de um pijama tom pastel, no imenso condomínio que se transformou o meu quarto. O tédio me deixou com vontade de fugir para o espaço. Nesses últimos dias, meus melhores amigos são um caderninho de palavras cruzadas e duas bulas de remédio. É o tédio que tomou conta de mim. 

quarta-feira, 28 de março de 2012

Ele pôs o mundo aos meus pés

Na foto: Leitora, Vanessa Oliveira em Paris
                                                       
         Ele pôs o mundo aos meus pés. Ele construiu condomínios e os batizou com o meu nome, ele me presenteou com uma passagem para a lua cheia. Ele me proporcionou românticas viagens para: Veneza, Milão, Londres e Paris.  E mesmo com tudo isso, o meu sorriso não era feliz.  Ele pôs o mundo aos meus pés. Ele me presenteou com um jardim na sacada do meu apartamento, ele me deu um colar feito da mais rara pérola existente na face da terra.
         Ele compôs para mim, a mais linda canção que o ouvido de uma mulher já escutou, ele também cantou para mim, essa mesma canção. E mesmo com tudo isso, o meu sorriso não era feliz. Ele me contava como foi o dia dele, ele me falava sobre seus medos e receios e, não me escondia nada a respeito da sua vida. E mesmo com tudo isso, o meu sorriso não era feliz.  Ele pôs o mundo aos meus pés.
       Ele ganhou meus olhos e minha imaginação, mas o meu coração, esse, ele nunca conquistou! Meu coração dificilmente comete enganos. A razão por eu não ter me sentido feliz, é por nunca ter ouvido dele, um sincero: Eu te amo.  

terça-feira, 27 de março de 2012

Leve tudo, tudo que puder levar

Na foto: Leitora, Poliana Magalhães
                                           


Pode sair agora
Não demora outro dia vem
Quem chora agora sou eu
Eu não sou a única a sofrer pela falta de alguém.
Leve seus livros e CDs,
Mas peço que deixe a lembrança das nossas
Danças no meio da sala.
Leve as nossas fotografias,
Mas peço que deixe o Porta retrato no criado mudo
Leve tudo, tudo que puder levar
Leve a vontade de vivermos para sempre,
Mas peço que deixe as lembranças das boas horas
Leve os seus olhos cheio de mágoas,
Mas peço que deixe a lembrança daquele
Olhar do nosso primeiro encontro.
Pode sair agora
Não demora outro dia vem
Quem chora agora sou eu
Não sou a única a sofre pela falta de alguém.
Leve as flores que estão nascendo lá no quintal,
Mas peço que deixe a certeza
De uma próxima primavera
Leve as chaves da nossa casa de praia,
Mas peço que deixe as recordações das nossas noites de amor
Nos tantos finais de semanas prolongados que lá passamos
Leve o seu sorriso que iluminava minhas manhãs,
Mas peço que deixe o resto de alegria
Que está secando lá no varal
Leve nossas tardes de conversas e gargalhadas,
Mas peço que deixe um pouco de bom humor em mim,
Para o caso de eu querer recomeçar a caminhar
Leve a sua presença que encantava a nossa casa,
Mas peço que deixe a possibilidade de
Um dia eu lhe esquecer. 
Pode sair agora
Não demora outro dia vem
Quem chora agora sou eu
Não sou a única a sofrer pela partida de alguém.

segunda-feira, 26 de março de 2012

O meu Deus conversa comigo.

Na foto: Elisangela de Castro


                  O meu Deus conversa comigo, quando ele me faz perceber a presença do inimigo, ou quando ele me faz encontrar a paz nos abraços de um amigo. O meu Deus conversa comigo, através do sorriso de uma criança, através daquela inexplicável sensação de esperança que nós sentimos e não sabemos de onde vem. O meu Deus conversa comigo, através dos contra tempos do dia a dia, até mesmo nas horas de maior agonia, o meu Deus conversa comigo.
                  Ele conversa comigo, quando ponho a cabeça no travesseiro, quando estou sem raciocinar, em meio ao desespero. O meu Deus conversa comigo, através de um bom dia que um vizinho me dá, através de um caminhar sozinho. O meu Deus conversa comigo, através da chuva que cai e se encontra com o telhado das casas ou sacadas dos apartamentos. Ele conversa comigo, através das minhas canções preferidas. Ele conversa comigo nos momentos em que eu estou nos braços da pessoa amada.
                O meu Deus ele conversa comigo, através dos meus momentos de alegria, ele conversa comigo através de uma flor que nasce no jardim, através de um afago carinhoso dos nossos pais. O meu Deus conversa comigo, através de você que lê esse texto agora, ele conversa comigo através de qualquer manifestação de vida. O meu Deus nunca deixou de conversar comigo.    

domingo, 25 de março de 2012

Tudo sobre o vento

Na foto: Júnior Brazuca


            Eu queria saber tudo sobre o vento, saber como ele faz para andar por ai, livre, sem pensamento. Se eu fosse vento, eu estaria em qualquer lugar, em todos os lugares que me fosse possível. Se eu fosse vento, eu seria a forma viva da palavra movimento. Eu correria pelas praias desertas e encontraria abrigo nas sombras dos coqueiros, eu ganharia o mundo inteiro.
            Eu esqueceria esse sentimento que agora aperta o meu peito. Eu queria saber tudo sobre o vento, saber como ele faz para estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, não se apegar a nenhum deles. Eu queria saber tudo sobre o vento. Saber como ele faz para surfar as mais perfeitas ondas do mar. Se eu fosse vento, eu navegaria os sete mares em menos de sete segundos. Eu esqueceria esse sentimento que agora aperta o meu peito.
          Eu queria saber tudo sobre o vento, saber como ele faz para ser brisa e anular os ressentimentos que assolam a alma humana. Eu queria saber tudo sobre o vento, saber como ele faz para ser justo até nas suas injustiças. Se eu fosse vento, saberia como esquecer essa dor que fez morada em meu peito.  

sábado, 24 de março de 2012

Eu mesma fiz o meu caminho (Para a mais nova Administradora, Thairiny Matos)

Na foto: Thairiny Matos

                                  

        Nunca concordei com esse papo de: caminhar conforme o caminho se apresenta diante dos meus olhos. Sempre busquei lapidar a pedra bruta que eu carrego no peito e que atende pelo nome de coração. Eu chorei quando a tristeza reinou nos meus dias, mas também sorri quando a minha vida era só alegria. Eu paguei e pago um preço muito caro por falar o que penso e, por extenso escrevo a minha filosofia de vida.
        Não acredito naqueles que valorizam demais a estética, mas adooooro fazer caras e bocas, só para sair da mesmice. Eu nunca concordei com esse papo de: caminhar conforme o caminho se apresenta diante dos meus olhos.  Eu mesma fiz o meu caminho, com força, luta e carinho. Passei bons bocados, varei madrugadas estudando, Mas também deixei a lua boquiaberta com meu jeito de curtir uma balada.  
       Eu aproveito o máximo o meu presente, eu respeito o meu passado e me projeto para o futuro. Sempre fui de opinião, nunca fiquei em cima do muro. Tenho a beleza como companheira e, como conselheira a inteligência. Não posso deixar a futilidade se sobrepor a prudência. Eu nunca concordei com esse papo de: caminhar conforme o caminho se apresenta diante dos seus olhos. Eu faço o meu caminho e construo minha própria história.     

sexta-feira, 23 de março de 2012

Eu amo a vida


Na foto: Cristiane Aguiar; Patricia Soares; Jonathan Sales; Bruna Rodrigues; Luciano Sousa; Usthanni Souza e Manassés Gomes.



            Eu amo a vida! E por amar viver; eu cometi enganos e loucuras. Eu coloquei em xeque a funcionalidade da Democracia e até desafiei a Ditadura. Eu confesso que por amar viver; em algumas oportunidades, eu contrariei as leis da gravidade, eu pichei as sacadas de toda a cidade, eu cuspi foguetes de eu “te amo” por todo o espaço aéreo dos corações dos mortais.
            Eu amo a vida! E por amar viver; eu cometi alguns enganos e mancadas. Nada sério É verdade! Nada que tornasse a existência alheia desordenada. Eu acordei a vizinhança de madrugada com minhas cantorias, eu pedi demissão de um emprego que me fazia infeliz. Eu participei de passeatas, fiz serenatas à luz do dia e, para protestar contra a violência, eu pintei o nariz.
           Eu amo a vida! E por amar viver; eu dancei na chuva, eu admirei inúmeros fins de tarde, eu cantei prá lua cheia e andei descalça pelas areias das praias mais lindas desse litoral. Eu amo a vida! E por amar viver; eu gargalhei das piadas mais bobas que circularam na internet, eu aproveitei cada relacionamento que tive, até aqueles amores meteóricos.
          Eu amo a vida! E por amar viver; eu agradeço a Deus pela oportunidade de acordar com o sorriso das manhãs acariciando o meu rosto todos os dias.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Quando o amor está prá chegar

Na foto: Leitora, Emanuelle Sales


             As minhas chaves em cima da estante, um pingente dourado em forma de coração, uma canção de Bruna Caram colorindo esta linda tarde desse mês qualquer. A minha mente versando tempo esperando o amor chegar de lá. Lá, de onde se pode ser feliz. Eu também sou feliz, eu também conheço o amor. Bruna Caram se despede e deixa “Palavras do Coração” no meu quarto. Escrevo tempo, esperando o amor chegar. Ele vem de longe, mora longe, o amor é longe. O amor é lá, lá onde a nossa imaginação pode alcançar.
             Uma casinha de frente para o horizonte, um jardim de passos apaixonados, uma linda tarde desse mês qualquer. Um beijo guardado dentro de uma caixinha de bombom, um batom sentindo ansiedade por esperar o amor chegar. E as minhas chaves em cima da estante aguardam inquietas, o amor chegar. Quanta coisa se percebe, as mínimas e as mais simples manifestações ao nosso redor. Tudo, tudo faz sentido, tudo ganha importância quando o amor está prá chegar.     

quarta-feira, 21 de março de 2012

Depois do amor; nasceu um amor que aprendeu a dividir

Na foto: Os irmãos, Diego e Bruna Rodrigues Pereira
                                 

                  Depois do amor; nasceu um amor que aprendeu a dividir copos de suco de laranja e sanduíches de queijo com presunto. Depois do amor; nasceu um amor que aprendeu a esperar telefonemas e a comer juntos, pipoca de microondas. Depois do amor; nasceu um amor que aprendeu a escrever em cadernetas, anotações de acampamentos.
                 Depois do amor; nasceu um amor que aprendeu a gostar de tardes de sorvetes de chocolate e creme. Depois do amor; nasceu um amor que aprendeu a dividir segredos revelados ao pé do ouvido. Depois do amor; nasceu um amor que adora filme de comédia romântica; nasceu um amor que aprendeu a dividir edredom aconchegante e copo de chocolate quente.
              Depois do amor; nasceu um amor que aprendeu a freqüentar rodas de amigos; nasceu um amor que aprendeu a jogar conversa fora e, a oferecer o ombro como refúgio para os meus maiores medos. Depois do amor; nasceu um amor que me ensinou a chamá-lo de amizade.       

terça-feira, 20 de março de 2012

Um lugar de um tempo em que se podia gargalhar

Na foto: Carol Ribeiro e Lorena Vitória em Ilha de Maré, BA


          Um rendez-vous no meu pensamento e aqui dentro um lugar chamado passado. Um querer regressar ao tempo distante do agora, lá fora, as emoções são mais sossegadas.  Um aperto aqui no peito, feito roupa que não veste nosso número, um desespero desigual de não poder regressar.  E o rendez - vous que o vento faz nos meus pensamentos, sentimento de querer voltar para lá. Nas lentes anti-reflexos das minhas memórias, casinhas de telhados vermelhos. A mesma cor vermelha dos meus olhos no espelho.
         Um lugar de um tempo em que se podia gargalhar, um tempo onde os grandes monstros eram moinhos de vento. Lá fora as emoções são sossegadas.  Aqui dentro deste lugar chamado passado, um bocado de heróis e donzelas de cera completam a minha mágica brincadeira de criança. Esse rendez – vous de lembranças que agora assola meu peito, me deixa desse jeito, olhos tomados pelo mar, coração querendo regressar.  

segunda-feira, 19 de março de 2012

Sou alma cigana.

Na foto: Leitora e Comadre, Dja Moraes



        Eu agora sou lugar distante de mim. Sou alguém visto pela ótica de um bacana, sou crença, sou dúvida, sou alma cigana. Eu agora sou lugar distante de mim. Sou revista velha em prateleira recém montada, sou dispersa, sou guarda, sou alma cigana. Eu agora sou lugar distante de mim. Sou telescópio a vasculhar imensidão do desconhecido, sou lembrança de quem já se foi, sou recém nascido.
        Eu sou a escolha entre o poema e as armas químicas, citada na canção dos Engenheiros do Hawaii. Eu sou guarda-roupa velho abrigando os últimos lançamentos da moda, sou tudo que facilmente se inflama, sou alma cigana. Eu agora sou lugar distante de mim. Sou outdoors espalhados pela cidade, sou tiroteio alheio a banalidade, sou caminho que ninguém caminha. Eu sou guarda, dispersa, sou sozinha.
      Eu agora sou lugar distante de mim. Sou alma itinerante, sou perto, sou distante, sou tudo aquilo que facilmente se inflama, sou agora lugar distante de mim. Sou alma cigana.     

domingo, 18 de março de 2012

Feito essa camisa que eu visto agora

Para o meu amigo Jonathan Sales. 
Na foto: Jonathan Sales


                Eu não vim ao mundo a passeio, mas também não gosto de encará-lo cem por cento do meu tempo, como coisa séria. A vida é matéria divertida. Divertida feito essa camisa que visto agora. Quem me ver assim, com esse ar meio desligado e esse sorriso, aparentemente de um cara debochado, não imagina o duro que eu dou para ser feliz. Graças a Deus, sou dono do meu próprio nariz. Gosto de sandália de dedo, eu não tenho segredos para esconder de ninguém.
              Minha vida é um livro aberto. Inacabado, mas aberto.  Eu não bebo, eu não fumo e não cheiro, mas eu viajo na maionese se for para eu ser feliz e, não ter que me preocupar com nada. Eu tenho mesmo esse jeito meio turista europeu perdido em show de musica baiana. Turista prá lá de Bagdá no Show do Olodum. Eu ando mesmo dando bom dia para a brisa que acaricia meu rosto. A vida é matéria divertida. Divertida feito essa camisa que eu visto agora.
            Dizem por ai, que eu ando feito quem não quer nada com a vida. Já disse que a vida se parece com essa camisa que eu visto agora! Meu andar é herança dos meus chegados lá de Salvador, aquele andar cheio de ginga e suingue daquele povo maravilhoso lá dos becos e ladeiras do Pelô.
         Eu ando como a vida me ensinou a andar. Um passo de cada vez, uma vez em cada lugar!

sábado, 17 de março de 2012

No meu olhar cabe um coração

Na foto: Amiga e leitora, Thawanny Sousa.

                                                

Thawanny Sousa
                 No meu olhar cabe o mar, cabe um infinito de águas torrentes, cabe um horizonte apaixonado. No meu olhar cabe um coração encantando pela beleza de viver, no meu olhar cabe a vontade do saber. O meu olhar é livre, corre mundo, mundo a fora. O me olhar é lua que anuncia quando o dia vai embora, meu olhar, sorri, disfarça e também chora.
                 No meu olhar, verdades jamais ditas em vão, sentimento de universo inexplorado. No meu olhar, habita um coração de uma menina mulher, pela vida apaixonada. 

sexta-feira, 16 de março de 2012

Despedida é feita de castelos de silêncio

Na foto: Fabiola Senna
                     

        Hoje eu me dei conta que uma despedida é feita de pequenas manifestações de vazio. Aquelas pequenas, mais angustiantes sensações que assolam nosso peito nas noites frias das madrugadas. Hoje eu me dei conta que uma despedida é adaga afiada cortando a carne da eternidade. Esta mesma adaga nos faz reféns do costume, de que tudo nesta vida é passageiro.
        Hoje eu me dei conta que uma despedida é feita de arrependimento tardio do tato. O mesmo arrependimento que causa o impulso involuntário da humilhação. Despedida é feita da ausência anterior de alguns atos e gestos: O ato de pedir perdão, o ato de ceder, o gesto de chorar quando se tem vontade e, o ato de pedir para ficar.  Hoje eu me dei conta que uma despedida é feita de castelos de silêncio. Castelos edificados pelas tantas conversas mudas que se tem durante o convívio.
       Hoje eu me dei conta que despedida é prima irmã do vento! Uma simples discussão passa de um copo d’água à tempestade, num piscar de olhos. Hoje eu me dei conta que uma despedida é feita de duas vias paradoxais. Uma via se chama incompreensão e a outra se chama orgulho. Hoje eu me dei conta que uma despedida é feita de frases copiadas dos pára-choques de caminhão.
      Hoje eu me dei conta que uma despedida é feita de retrospectivas, quase sempre dolorosas. Porque os bons e os maus momentos, na hora do adeus, machucam demais. Hoje eu me dei conta que uma despedida é feita de discurso repleto de monossílabos e palavras, outrora, consumidas em potes de conserva.  
     Hoje, só hoje eu me dei conta, que uma despedida e feita do caminhar sozinho.

Razão da minha vida eu te amo tanto!



Eu e meu pai André Mantena

            PAI, Hoje é um dia muito especial, dia do seu aniversário, o dia em que Deus colocou a pessoa mais especial da minha vida no mundo. O que seria de mim sem você? Às vezes fico me perguntando será que eu tenho o melhor pai do mundo? Com o passar do tempo você me respondeu essa pergunta com seus gestos com suas atitudes com seu amor de pai com sua dedicação e com muitas outras atitudes! Hoje eu só tenho o que agradecer pelo o que me fez e, pelo que me faz. Pelo que me mostra e me ensina.
          Quero desejar a você toda felicidades do mundo, porque você merece isso e muito mais. Que essa data possa se repetir milhares de anos, que todos seus sonhos possam se realizar. Que daqui pra frente você continue sendo a pessoa mais feliz do mundo. Deus tem um propósito na sua vida, nada dele é em vão. Então nunca esqueça que eu sou muito chata mais estou aqui pro que você precisar. Você é uma pessoa tão querida por mim e por todos , afogue suas magoas, viva a vida intensamente, seja feliz! Pois você é meu porto seguro, meu anjo da guarda *-*
          Você me aqueceu no calor dos teus braços, colou meu coração pedaço por pedaço, e mesmo contra o mundo, acreditou em mim. Eu  nunca tive alguém que me amassa assim , você me fez mudar, dar a volta por cima , me fez recuperar a minha alta estima, e quando mais precisei secou todo meu pranto. Razão da minha vida eu te amo tanto (L). Pai você sabe que eu te irrito muito, mas por trás disso tudo, tem um amor incondicional que nada &’ ninguém vai mudar!
         Você sabe fazer aquela diferença, você é como um anjo pra mim, um melhor amigo que toda filha pediu pra ter, um véi de ouro que eu tenho orgulho! Meu presentinho de Deus, você é a luz que ilumina todo meu caminho. Te amo muito pai , não há no mundo melhor pai do que você , pois você é especial e essencial na minha vida *-* Quero que você saiba que pode contar comigo pra tudo pra qualquer coisa mesmo. Sempre entenderei seus motivos, suas decisões. Difícil mesmo é escrever sobre a sua pessoa, e o quanto significa pra mim.   
                        Só queria que você soubesse que eu vou está aqui sempre com você, apesar dos pesares, porque eu te amo demais! 
          Muito obrigada por tudo, muito obrigada por me fazer feliz, por me aconselhar, por me ensinar, por me irritar, muito obrigada por se preocupar comigo sempre, você pensa que não mais eu reconheço TUDO, não é à toa que eu mato e morro por você. Eu te admiro muito mesmo, por você ser o que é, por fazer o que faz, por falar como fala, kkk  te amo muito mesmo meu rei (L) . Ah, eu ia esquecendo, kkk FELIZ ANIVERSÁRIO! by : Náftali Jane (:
                              
        

quinta-feira, 15 de março de 2012

O compositor é Deus!

Na foto: Eu, no Pier do Minas Tênis Clube 

        Eu nasci frase solta no papel, palavra inquieta correndo infinito. Escrevo sobre olhares, escrevo o som do grito. Eu nasci frase solta no papel, sei pintar de azul a alma das pessoas. Sei tecê-las conforme suas essências. Eu nasci frase solta no papel, rima que une olhares, lugares e corações. Eu nasci frase solta no papel, poeta sonhador, instrumento que humildemente serve ao bom Deus, nesta prazerosa tarefa de transmitir em forma de textos e poesias, mensagens lá do céu.
        Eu nasci frase solta no papel, nasci verbo de ligação para unir corações e almas. Eu nasci para servir aos propósitos de Deus. E o meu propósito nesta vida é escrever para vocês! O compositor é Deus! Que na sua graça me concede a oportunidade de ser o agente transmissor de abençoada tarefa. Eu nasci frase perfeitamente escrita e assentada no papel! Porque Deus escreveu assim, e eu o agradeço por ser seu filho. 

quarta-feira, 14 de março de 2012

Apenas o sol como testemunha


Na foto: Júnior Brazuca



          Hoje, eu quero o anonimato, estou assim, meio bicho do mato, briguei com o mundo. Hoje, eu só quero acordar amanhã, ser meu próprio divã, ter uma sessão de análise comigo mesmo. Hoje, eu quero desbravar a via láctea das minhas indecisões. Hoje, eu quero sair virando a mesa desta minha situação, hoje eu quero solução. Hoje, eu quero garimpar qualquer pequena possibilidade de resposta para esse meu momento atual.
          Hoje, eu quero consultar a bola de cristal de minha intuição. Hoje não quero ver a minha cara no espelho, sem essa de papo furado ou olhos vermelhos. Hoje, eu quero iniciar uma viagem ao universo chamado, Eu. Hoje, como testemunha apenas o sol, quero como conselheiro apenas o velho e sábio mar. Hoje, eu quero recuperar o que dentro de mim, se perdeu.
 Hoje, eu quero apenas o calor da minha solidão, nada de parada incerta, nada de aflição. Hoje eu quero ser chuva torrencial quebrando ciclo de estiagem, quero ser este homem inacabado entendendo a sua história. Hoje, eu quero apenas o sol como testemunha. Hoje é o dia que eu escolhi para me descobrir como pessoa.  

terça-feira, 13 de março de 2012

Até nas minhas roupas de cowgirl, eles querem pôr um freio.

na foto: Thay Matos e Munik
                             
         Os normais vivem reclamando do meu jeito meio menina. Vivem reclamando do jeito que a vida me ensina a viver. Eles confundem o meu jeito desinibido com algo porra louca. Eles atestam veementemente que eu sou louca. Eles pedem para que eu não ouça musica baiana, eles falam que quando eu danço funk, fico com um ar sacana. Os normais me criticam por eu curtir forró e musica sertaneja.
         Eles me condenam porque eu gosto de tomar algumas cervejas. E olha que eu nem bebo tanto assim! Eles reclamam da minha maquiagem, diz que eu dou muito ibope para a vaidade. Eles detestam maquiagem! Os normais detestam minha marquinha de biquíni e falam que eu não fico bem com a pele bronzeada. Eles detestam mar, piscina e água parada.
        Eles dizem que eu preciso ser mais discreta, dizem que eu tenho uma risada escandalosa. Eles têm inveja porque outros falam que a minha risada é gostosa! Eles me criticam por eu ser fã de carteirinha de carnaval e micarês, quando me escutam falar que vou para Caldas Novas ou Salvador, eles entram numa “deprê”. Os normais vivem me criticando porque eu vou com minhas amigas pras Baladas, eles dizem que a minha turma é da pesada.
       Eles me criticam por eu curtir festa de rodeio, até nas minhas roupas de cowgirl, eles querem pôr um freio. Eles declararam guerra a minha bermudinha jeans e aos meus óculos escuros. Os normais no fundo não sabem é que eu sou tudo aquilo que eles gostariam de ser. O que os normais não sabem é que enquanto eles me criticam, eu vou dando uma linda aula de como se conjugar da melhor maneira possível, o verbo “viver”.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Quando começa uma separação? (Texto baseado em uma história Real)

Na foto: Aline Gomes
                              
           Quando começa uma separação? Será que ela começa no primeiro beijo? Será que ela começa na doce ilusão de amor eterno? Quando começa uma separação? Será que ela começa nas várias “Não conversas” que um casal tem ao longo do seu relacionamento? Ou será que ela começa na incompreensão que está presente nas conversas recheadas de orgulhosas e egocêntricas verdades? 
          Quando começa uma separação? Será que ela começa no cruel balancete de contas a pagar e culpas a receber? Será que ela começa antes mesmo do amor se estabelecer? Ou será que ela começa no abrir mão das coisas que cada um julga importante para si mesmo? Quando começa uma separação? Será que ela começa quando o quarto do casal ganha uma TV novinha?
        Quando começa uma separação? Será que ela começa no primeiro choro do primeiro filho de um casal? Será que ela começa no rotineiro, porém gostoso sabor de feijão com arroz? Será que ela começa nos poéticos: “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, até que a morte os Blá, blá, blá....
       Quando começa uma separação? Será que ela começa antes mesmo de começar?    

domingo, 11 de março de 2012

Hora sou coisa séria, hora sou brincadeira.

Nafoto: Elisangela de Castro 

Hora sou religiosidade, hora sou a falta de crença
Hora sou a igualdade, hora sou a diferença
Hora sou a ingenuidade, hora sou a indecência
Eu sou no seu imaginário,
Tudo aquilo que você pensa.
Hora sou a falta de vergonha, hora sou discreta.
Hora sou a insônia, hora sou o sono debaixo da sua coberta
Hora sou a mentira, hora sou a verdade
Hora sou do campo, hora sou da cidade
Hora sou o pecado que não tem perdão
Hora sou a dor da culpa, hora sou o alivio da confissão
Hora sou tudo que faz sentido
Hora sou a incoerência
Eu sou no seu imaginário,
Tudo aquilo que você pensa.
Hora sou desejo rejeitado num quarto a meia luz
Hora sou corpo tocado que lhe seduz
Hora sou chegada, hora sou partida
Hora sou odiada, hora sou querida
Hora sou loira, hora sou morena
Hora sou alta, hora sou pequena
Eu sou no seu imaginário,
Tudo aquilo que vale a pena
Hora sou inimiga, hora sou companheira
Hora sou coisa séria, hora sou brincadeira
Eu sou no seu imaginário
Mulher para vida inteira.

sábado, 10 de março de 2012

O meu Deus não tem endereço fixo. ( Para Cristiane Aguiar)

Na foto: Jota Santos
                                  
             O meu Deus não tem endereço fixo, ele mora onde você precisar. Ele não tem estabilidade financeira, vive da ajuda que ele mesmo dá para seus filhos. O meu Deus não tem time do coração, mas ele sempre socorre aqueles torcedores doentes, feito eu. O meu Deus não tem: templo, sinagoga, mesquita, terreiro ou qualquer edificação contemporânea. O meu Deus mora em qualquer coração que o permita entrar.
          O meu Deus não me cobra prece, oração, mantra ou terço. Ele conhece o que eu conheço e não desconhece o que eu não conheço. O meu Deus é dez. Por ele eu tenho o maior apreço. O meu Deus não fuma, não bebe e não joga conversa fora. Mas ele cuida de todos aqueles que curtem a vida adoidado. O meu Deus tem por mim, o maior apreço. O meu Deus não tem cor, não tem cunho partidário e tão pouco, nacionalidade.
         O meu Deus é dez, ele é de verdade. O meu Deus não é azul, amarelo, preto ou branco. Tão pouco possui olhos azuis, cabelos encaracolados ou um belo sorriso. O meu Deus está em tudo que eu amo, o meu Deus é um Deus vivo. Ele está dentro de você e de mim. O meu Deus é o meu começo, meio e nunca o meu fim.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Amar, Verbo transitivo universal

Na foto: Renann e Emanuelle Sales
                                         
Amar,
Verbo que transita por todas as tribos.
Amar,
Verbo que rejeita inércia.
Amar,
Verbo de eterna conjugação.
Amar,
Presente, passado, futuro.
Amar,
Perfeito no seu infinitivo
Amar,
Não aceita preconceito,
Amar,
Em qualquer conjugação,
Amar,
De qualquer jeito.
Amar,
Verbo transitivo universal.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Pela fumaça do café amargo que bebo.

Foto: Amiga e leitora: Aline Gomes
                                   
              Eu retalhei minhas nuvens de receios e angariei fundos para o bazar do meu destino.  Refiz um milhão de cálculos nas planilhas de minha eterna promessa de ser uma vencedora.  Refazendo meus cálculos, percebo a manhã de um novo dia invadir meu quarto. Pelo menos, acho ser meu esse quarto. O curioso é que essa linda, mas intrometida manhã, não me pede permissão para entrar. Ela apenas entra!      
              E com o olhar encharcado pela fumaça do café amargo que bebo, percebo ser eu a estranha neste quarto. E de que adianta angariar fundos para o bazar do meu destino, se nem ao certo sei onde quero chegar? Retalhei em vão minhas nuvens de receio?  Meu quarto é templo sagrado para minhas inquietações. É nele que eu me acho e me projeto para jornadas futuras. É nele que me encontro com os meus pensamentos e faço um balanço de como foi o dia.       

quarta-feira, 7 de março de 2012

Sou mulher muito feliz! (08 de março, Feliz dia da Mulher)

Leitoras e amigas. Adaptações: A.Mantena
     Sou mulher de família: mãe, irmã e filha! Sou amiga, amada, amante. Sou executiva, empresaria, sou também mulher porra louca. Sou aquela que sonha com um lindo casamento, mas também sou aquela que só quer beijar na boca. Trago na face um olhar que é capaz de parar uma guerra, ou começá-la. Helena de Tróia, que me corrija se eu estiver errada. Eu amo jantar a luz de vela, um bom vinho, uma ótima companhia e uma linda canção. Sou mulher de ouvir o meu próprio coração.
             Mas acontece que também sou mulher de não ter medo, mulher de topar qualquer frevo. Liberdade é o meu lema! Eu já fui Cinderela, esperei um príncipe encantado feito a Branca de Neve. Só que hoje não aceito esse papo de esperar o ser amado na janela. Isso é muito bom para os contos de fadas. Eu estou mais para Gabriela, cravo e canela, aquela que fez pegar fogo a imaginação de muitos homens. Eu sou muito mais parecida com Tieta ou Lady Gaga.
           Sou mulher que sonha em ser mãe, sou mulher que sonha com um Lar doce Lar. Embora eu também seja mulher que prefere um cantinho só seu. Filhos? Se a vida me der, deu! Não reclamarei se receber apenas sobrinhos! Eu amo andar de mãos dadas, mas amo também andar desgovernada pelos carnavais e micarês da vida. Não perco a missa do domingo, mas sou xonada na balada de Sábado à noite. A vida é para ser vivida.
          Eu sou mulher, casada ou solteira, recatada ou baladeira. Sou mulher! Mereço respeito, amor e endereço! Sou mulher, essência de vida. Inicio da vida! Sou mulher, frágil ou resistente, triste ou contente! Sou mulher! A natureza me fez assim. Sou mulher e por ser, sou muito feliz!