sábado, 31 de dezembro de 2011

Eu desejo que em 2012...

Minha caçula Mel


                Eu desejo que em 2012, você ame muito, mas se apaixone o dobro das vezes que você amar. Amor é ótimo, mas a paixão apimenta nossos dias! Eu desejo que em 2012, você compre aquele tão sonhado carro zero bala, mas que até lá, o seu usado lhe deixe na mão algumas vezes, isso fará você valorizar ainda mais o seu carro zero.
                 Eu desejo que em 2012, você consiga aquela tão sonhada promoção, mas desejo também que você nunca se esqueça de onde você começou! Estar ligado às origens, nos mantém ligados a realidade. Eu desejo que em 2012, você compre aquele notebook de última geração. Assim você estará ligada aos seus amigos o tempo todo.
                Mas espero que vez ou outra ele dê pau e, com isso você precise usar a Lan House perto da sua casa, só assim você não esquecerá que seus conhecimentos do mundo virtual vieram de lá e, que foi lá que nasceu a sua dedicação para comprar o seu Notebook. Eu desejo que em 2012, você consiga fazer aquela tatuagem tão sensual que você queria. Mas eu desejo também que você descubra que sensualidade vem da alma, a tatuagem somente apimentará o que já existia em você!
                Eu desejo que em 2012, você consiga aquele corpo sarado, mas para o seu bem, você perceba o quanto antes. Que um exército formado por cem Hercules vira pó, diante da alma feminina. Eu desejo que em 2012, que aquela gata aceite o seu convite para curtir uma balada. Mas eu desejo também que nesta mesma balada, você perceba o valor de uma companhia feminina.
               Eu desejo que em 2012, você faça muito amor, mas que também faça sexo, amor e pele, é como arroz e feijão: um não significa muito sem o outro! Um complementa o outro! Eu desejo que em 2012, você tome todas, mas que de preferência, quando for beber não dirija! Eu desejo que em 2012, você passe alguns bocados, porque infelizmente agente, na maioria das vezes, só lembramos de Deus quando estamos precisando. Eu desejo que em 2012, ele, nosso pai maior, perdoe nossa frágil e inconseqüente condição humana. Que ele nos dê a oportunidade de ver o sol nascer a cada novo dia.
             Eu desejo que em 2012, O mundo seja coberto pelo manto branco da paz!   

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Retrospectiva, Frasespoemaseoutrospensamentos (você faz parte dela)

Mariana Reis

Cicilia Anorata

EU e a nega Thesca


Alê Felix
              Quinta- feira, 29 de dezembro de 2011, lá por volta das 15h30min. Eu recebi um telefonema da minha amiga Rita de Cássia, um telefonema que caiu como um presente para este blog. Rita ligou-me sugerindo que eu fizesse uma retrospectiva desses oito meses de vida do meu blog: “FRASESPOEMASEOUTROSPENSAMENTOS. BLOGSPOT.COM”. Oito meses de postagem. Rita foi iluminada! Porque ao longo da semana, eu vinha pensando sobre qual tema eu escreveria como última postagem do ano?
Everton Lima

Riba Nascimento

           
 Seria injusto falar de algumas histórias porque eu poderia citar certas pessoas e esquecer cruelmente outras! Sendo assim, eu prefiro agradecer a vocês pelos quase oito mil acessos registrados neste espaço de leitura e de debates emocionais. Por isso, eu quero agradecer a Meu pai e minha mãe por me darem a vida. Agradecer a minha Nega Thesca, por ter sido a maior fonte de inspiração para os meus textos! Quero agradecer as minhas princesas Naná e Mel por me possibilitarem desfrutar da maravilha de ser pai.                                                                                               
           Quero agradecer a Rita de Cássia por ser a principal responsável e divulgadora deste espaço! A Rita foi e sempre será o amuleto da sorte deste blog! Quero agradecer a Mariana Reis por ela ter sido co-autora em muitas histórias postadas. Seus comentários renderam belos textos! Quero agradecer a Edson Junior, meu amigo lá de Salvador, amigo para vida toda, Edson foi sem dúvidas um grande incentivador para os meus escritos.
          Quero agradecer a Leandro Ribeiro por me dar suporte espiritual para entender um pouquinho a alma humana (ele sabe do que estou falando). Quero agradecer a Thaísa Sousa (Tatá) por ser a alegria nos meus textos, por ser a alegria no meu dia-a-dia lá na Tellus! Quero agradecer ao Renato Rodrigues, pelos belos e intelectuais comentários postados ao longo desse período. Ah! E pela amizade também!
         Eu quero agradecer a Jéssica Sá por sempre estar presente na minha escrita. Agradeço a Andressa Cristina, por ela ter incorporado a Bahia aos os meus textos! Agradeço a Ruth Alves pela admiração e amizade! Depois de você, este espaço ficou mais belo! Quero agradecer a minha filha postiça, Poliana Moreira (Pequena). Depois dela, este espaço ganhou a doce e maliciosa inocência de mulher menina. Agradeço a Mônica Barreto, porque depois dela, o gesto sincero de um abraço amigo, esteve sempre presente nos meus textos.
        Eu quero agradecer a Cicilia Anorata por ela ser o perdão existente nos meus textos. Agradecer Jalda Xavier por provar que beleza e inteligência também andam juntas e principalmente, deixam o texto mais bonito! Eu quero agradecer a Aline Gomes e Alessandra Felix. A primeira povoou meus textos com graça e perseverança da mulher brasileira, a segunda deu musica e intelectualidade aos meus escritos. Eu quero agradecer a Everton Lima por temas e sugestões prestadas.
       Eu quero agradecer a Lilia Amorim por ser a personificação da palavra amizade nos meus textos. Quero agradecer a Janaina Carvalho, Lidiane, Elizangela Jesus, Elielda, Cris Ramalho, Vilmara, Renata Bernardes, Andrea Simões, Adriana Lea e a minha Mãe, Irandinalva. Por causa de vocês o amor materno esteve presente neste espaço de leitura. Quero agradecer a Rafael Barroso, Riba Nascimento, Marcelo Meireles e Gilson Costa, por estarem presente nos meus textos quando o assunto era amigos de fé!
      Quero agradecer a Annie Costa por ser a esperança de dias melhores citada nos meus textos. Quero agradecer a Danielle Braga por ser a parte forte e decidida, por vezes citada nos meus textos. Agradeço a Leonice, Adriana Batista, Daniela Alves, Manassés, Andrea Vasconcellos, Ruth Nadja por estarem sempre dando vida aos meus textos. Agradeço a Deus por todos aqueles que visitam este espaço de leitura e de encontros sentimentais.
 Eu e este blog, FRASESPOEMASEOUTROSPENSAMENTOS. BLOGSPOT.COM desejamos a todos um FELIZ ANO NOVO!!!!   
Leandro Ribeiro
Adriana Léa
Marcelo Meireles
Elizângela Jesus
Janaina Carvalho
Jô Moraes
Cris Ramalho

 
Danielle Braga
Gessana Ribeiro
Vanessa e Ugo
Jéssica Sá
Andrea Simões
Carlos Simões

Ruth Nadja
Alisangela


Rita de Cássia

Naná Simões

Victor e Thaísa Sousa

Rafael Barroso

Edson Junior
Lilia Amorim


Andrea Vasconcellos

Leonice

Ruth Alves

Mônica Barreto

Annie Costa



EU
Manassés

Poliana Moreira
Aline Gomes


Jalda Xavier

Andressa Cristina

Mel Simões

Eu sou a última Sexta-feira do ano

MInha cunhada Dja
                                                  
       Às vezes eu fui, sou e sempre serei devassa, sou do tipo que já fiz, faço e talvez, ainda farei muita arruaça. Eu já chutei, chuto e chutarei se preciso for, o pau da barraca. Só nunca acordei com a macaca, esse papo de acordar irritada tá por fora! Eu fui sou e sempre serei da Hora! Sou alegre, sou leve para aqueles que queiram desfrutar de mim. Sou flor, pétala, jardim! Sou o inicio, sou o meio, mas nunca serei o seu fim. Sou da zuada, sou feliz!
       Às vezes eu fui desencontro, outras vezes fui aproximação, sou flerte sem compromisso, mas já fui e sou eterna e a mais pura paixão. Eu sou beijo roubado, assim meio de lado, mas sou beijo ilicitamente esperado. Eu já servi de cupido para uma pá de casais apaixonados. Eu já fui e sou cantoria na madrugada, sou poesia ainda recitada. Sou folha ao vento sem destino. Já dei a direção a vários destinos.
      Às vezes eu fui conversa de bar, mas hoje, sou conversa ao pé do ouvido! Duvido que outro dia seja como eu. A semana não começa nem tão pouco termina em mim. Mas o começo do encanto é meu. Eu me tornei motivo para uma cerva gelada, motivo para reunir os amigos para uma conversa fiada. Sou a razão para aquela fugidinha, mas sou também encontro de fieis amores à beira mar, ou à beira do nosso Lago Paranoá! Eu sou o dia ideal para namorar.
     Eu sou o dia perfeito para o happy Hour! Sou o inicio para uma ida a Caldas Novas, para uma chácara, ou até mesmo uma ilha, nos lugares que possuem ilha, é claro! Eu sou a Sexta- feira, hoje, 30 de dezembro de 2011. A última do ano, mas não a última da sua vida. Sou o dia da alegria, sou mulher, guerreira e escolhi ser Brasileira! Porque não há no mundo povo que saiba dar mais valor a uma Sexta – feira do que o povo brasileiro!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Nos lábios da morena meu amor valeu a pena

Thesca
                                                                       

                 Nos lábios da morena meu amor valeu a pena, que pena a pena voou. Senti saudades da morena quando o dia clareou. Dengosa a morena chorou. A lua, mesmo com ciúmes refletiu o nosso amor, minguante, de inveja ficou. Mas nos lábios da morena meu amor valeu a pena. Que pena a morena chorou. Chorou de alegria quando lhe chamei de flor. Dengosa, eu era o seu primeiro amor.
                  Nós braços da morena meu amor valeu a pena. Que pena a morena chorou, chorou de tristeza quando percebeu que era amor. Dengosa no seu peito o amor nunca ficou. Mas nos braços da morena meu amor valeu a pena. Que pena algo nos avisou. Que aquela seria a primeira e ultima noite daquele eterno passageiro amor. Que pena meu coração chorou.                  
                Aquele beijo esquecido, nos seus lábios, revivido, adoçou o meu amor. Dengosa, a morena me abraçou. No balançar da rede fui ninando aquela flor. Dengosa, a morena chorou, choro de despedida quando o vento nos soprou. Que pena, a pena voou.  

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Você será o amanhã

Eu
                                                                  

                 Hoje, amanhã. Os dias passarão seguindo a trajetória normal da vida. Vida que vai sem pretensão alguma de voltar. A volta de quem partiu fica na expectativa de quem espera.  Sentido único da vida é viver. Amar quando se pode amar, chorar quando se tem de chorar! Lágrima é água que vem das nuvens que transitam pela nossa alma. Transitam na essência da nossa alma. Hoje, amanhã. Os dias passarão seguindo o fluxo natural de um rio chamado destino. Traquino menino destino.
               Hoje, sentimos saudade do ontem! Ontem que escreveu sua história e prometeu voltar quando o hoje acabar. Porque o ontem é o hoje que termina! Quando o hoje acabar, ele se transformará no ontem que se foi. Louco não? A vida segue irmão! Pelo Amanhã? Esperaremos ansiosos! O amanhã também é hoje! Quando ele chega, deixa de sê-lo!  Aproveite o momento, curta o momento, ame o momento.
              Você? Você não é mais a mesma pessoa que iniciou a leitura deste texto, você já não é mais a mesma pessoa que ler esse trecho. Você não será a mesma pessoa que terminará de ler esse texto. Você? Você é um ser em constante transformação! Você? Você foi o ontem, você é o hoje, você será o amanhã! Eu já não sou o mesmo que começou escrevendo esse texto. Eu agora sou o escritor do texto do dia de amanhã.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Eu já lhe disse que você...


Eu

                                                                         

                   Eu já lhe disse que você é minha amizade verdadeira? Eu já lhe disse que você se tornou muito importante para mim? Eu já lhe disse que aquele simples gesto de me abraçar naquele dia, foi a coisa mais importante para mim?  Eu já lhe disse que aqueles conselhos que você me deu, mudaram o meu jeito de ser? Eu não sei se lhe disse, mas aquele telefonema evitou uma catástrofe! Eu nem sei se já lhe falei, mas naquele dia em que eu vi você chorando, eu percebi que chorar não era sinal de fraqueza!
                  Você não sabe o quanto você mudou minha vida! Você não sabe, mas aquele dia em que você me disse que era para eu pensar melhor, antes de tomar qualquer decisão que fosse mexer com a minha vida. Ah! Você não sabe como suas palavras gritavam no meu travesseiro! Eu já lhe falei que por sua causa, hoje eu entendo melhor as pessoas? Eu nem sei se já lhe falei, que aquele nosso desentendimento momentâneo, me ensinou a não levar a serio tudo que acontece ao meu redor! Você me fez ser um cara melhor!
                Eu já lhe disse que aprendi a amar você porque você nunca me cobrou amor e amizade? Amor tem que ser espontâneo e a vontade! Eu já lhe disse que conversar com você me remete a um tempo em que a vida era sempre tardes de domingo? Quando estou com você, na maior parte do tempo estou sorrindo!  Eu não sei se já lhe disse, mas quando você esteve enfrentando aquela barra, eu me fiz de forte para lhe apoiar, mas quando eu chegava a minha casa, eu danava a chorar!
             Eu já lhe disse que a distancia que por vezes reinou entre nós, me fez aprender duramente o verdadeiro sentido da palavra “Saudade”? Eu já lhe disse que você me ensinou a perdoar? Eu não sei se já lhe falei, mas após lhe conhecer, eu tive a certeza que nessa vida eu não estaria mais sozinho! Eu já lhe disse que toda vez que eu escuto certa canção, eu me lembro de você? Bate-me logo uma vontade de ligar para você.
           Eu não sei, mas deu-me uma vontade de lhe confessar tudo isso! Eu só queria dizer: Amizade verdadeira, eu amo você!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Retrospectiva, um pouco sentimental.

                                                       
                Janeiro começou com uma nostálgica saudade do ano de 2010, mas precisávamos abrir os braços para acolher 2011. E assim foi feito. Fevereiro trouxe suas paixões de Carnaval, muita alegria, musica e pegação, mas algumas pessoas preferiram a tranqüilidade dos seus amores eternos. Março surgiu como uma Ressaca das águas, águas que lavaram a alma, a dor e a rotina de muita gente.
              No mês de abriu, o mundo comemorou o aniversario de Brasília, nossa linda e planejada capital. Foi um mês de orgulho e comemorações para todos nós. Maio enfeitou o Brasil com um imenso véu de noivas. O matrimônio reinou durante esse período. Junho deixou os nordestinos residentes no DF com saudades dos festejos de São João. O frio junino trazia o cheiro da canjica e o sabor do milho cozido, eu duvido que exista saudade mais gostosa.
             Julho chegou atrasado, mas trouxe os festejos de São João para o DF. Finalmente, os corações nordestinos tiveram a sua saudade amenizada. Agosto se apresentou seco e indiferente, um mês desventurado que não deixou saudades. Setembro foi uma “Parada”! Pelos quatro cantos do Brasil, o sentimento nacionalista reinou. Outubro teve aroma de chiclete, chocolate, sorvete e balinha. A melodia encantada dos gritos das crianças foi o hit mais tocado nos corações das pessoas.
           Novembro lembrou os nossos entes queridos e, nos fez refletir sobre o que fazíamos das nossas vidas. Foi um período de introspecção e reciclagem espiritual. Por último, o mês de dezembro! Ele chegou e causou uma revolução sentimental nos seres humanos. O amor é o grande mentor idealizador das ações comportamentais de cada um de nós. É o mês que nos faz olhar para todos os outros meses e reavaliar a nossa jornada.
         Não posso esquecer-me de mencionar que ele traz a nostalgia do fim. A nostalgia do final de ano, final de ciclo, final de oportunidade. Ele traz consigo a mágica esperança do ciclo que se iniciará. Dezembro é mesmo de matar. Afinal de contas foi ele que me motivou a escrever essa pequena retrospectiva, um pouco sentimental.          

sábado, 24 de dezembro de 2011

A minha caixinha de Natal (contribua)

                                                  

                    Eu coloquei em cima do balcão da minha vida, a minha caixinha de Natal e, conto com a contribuição de cada um de vocês para preenchê-la. Eu conto com a boa vontade e a generosidade de vocês, coloque o que cada um de vocês puder colocar. Eu apenas darei algumas sugestões: se você puder, deposite aquele perdão esquecido no fundo do seu orgulho bobo, orgulho deixa uma pessoa amarga. Deposite aquele perdão para aquela pessoa. Lembra?
                   Se você puder, deposite aquele abraço não dado, deposite aquele aperto de mão não apertado! Se você puder, como sugestão eu sugiro que você deposite aquele olhar para aquela garota ou garoto que você, por timidez não deu. Se você puder, deposite aquele sorriso não dado para aquela pessoa especial. Deposite se for possível, a resposta para aquele bilhete apaixonado que você recebeu, aproveite a oportunidade que Deus lhe deu.
                Se você puder, deposite aquele sim tão esperado por aquela pessoa. Deposite a sua vontade de vencer na vida. Se você puder, deposite a realização daquela viagem, há tanto tempo por você programada e até hoje adiada. Se você puder, deposite um e-mail, um torpedo, um recado no Facebook para todos aqueles que você ama. Se você puder, deposite perdão para o seu familiar, família agente não escolhe, é nascer e se eternizar!
              Como sugestão, eu proponho que você deposite aquele sonho, quase esquecido lá no fundo do seu baú de planos de uma vida de sucesso. Eu proponho que você deposite aquele beijo roubado que você não roubou, quando o que você mais queria na vida era roubá-lo ou se deixar roubar!
              Eu coloquei em cima do balcão da minha vida, a minha caixinha de Natal e conto com a sua contribuição. Se você puder, deposite um punhado de palavras aconchegantes, palavras de carinho e paz, palavras para um mundo melhor. Se você puder, deposite aquele telefonema não dado para aquele amigo ou amiga que você não vê há tanto tempo.  Se puder, deposite a frase mais pura e profunda que há no universo, se você puder nesta noite de Natal, deposite na minha, na sua e na caixinha de todos. A frase: Eu te amo!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Eu tenho uma porção de amigos povoando o meu peito

Eu curtindo Férias
                                        
              Eu tenho uma porção de frases povoando meu peito, eu tenho um jeito próprio de respirar. Eu tenho uma porção de amigos habitando este mesmo peito, onde frases coloridas vivem a povoar. Eu tenho uma amiga que virou filha.  Eu tenho um amigo intelectual. O cara é o tal. Eu tenho uma amiga para assuntos culturais: a garota é demais. Tenho uma amiga que virou irmã: ela agora é o meu divã.
              Eu tenho uma porção de amigos povoando o meu peito. Cada um deles tem o seu próprio jeito de habitar o meu coração. Tenho um amigo que corre de casamento: ele não casa novamente nem em pensamento. Tenho uma amiga que virou minha confidente: conversamos coisas da Bahia Oxente! Tenho uma outra que é muito carinhosa: essa sabe ser manhosa! A vida também me deu um amigo que deveria ter nascido baiano: ele é um amor de pessoa! Para ele está tudo numa boa!
            Eu tenho uma porção de amigos povoando o meu peito. Eu tenho uma amiga que depois dela, eu sei que jamais estarei sozinho: ela sabe que se tornou meu anjinho. Tenho um amigo que adora uma balada: esse topa qualquer parada! Tenho uma amiga que é sinônimo de intensidade: com ela o papo é na  verdade! Tenho uma amiga que adora meus conselhos: ela só precisa valorizar mais o espelho.
           Eu tenho um amigo que é certinho demais: ele é o meu ponto de equilíbrio e paz. A vida também me deu amigos de longas datas: amigos que fizeram e ainda fazem a minha vida encantada. Eu tenho uma amiga que conhece meus sonhos e objetivos. Amiga que com fé em Deus vai crescer junto comigo (essa amiga sabe o que eu digo).  Bom, eu tenho uma porção de nomes povoando o meu peito neste momento, mas cada um que ler esse texto vai entendê-lo, como agora eu o entendo!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Ela lembrou de não esquecê-lo.

                                                                  

             Olhando o sorriso largo do lago, ela lembrou de não esquecê-lo. Aquele olhar, aquele lago, aquele sorriso. Tudo tornava possível a eternidade. Verdade! Tem coisas que só um sentimento amigo e verdadeiro explica! Aquela calma passeando pelo calçadão, aquela brisa relembrando o verão, sentimento gostoso de sentir, saudade dengosa de curtir.
             Há quanto tempo ela não o encontra. Caminhou admirando a beleza do lago e sentiu vontade de ouvir a voz dele. Saudade transforma ausência em algo concreto. Algo certo de sonhar. Esse aperto gostoso no coração é prova concreta e, ao mesmo tempo abstrata de comunicação. O lago, o olhar, a saudade, aquele sorriso. Tudo tornará possível, aquela amizade se eternizar.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Eu escrevo para você

                                                              

              Escrevo porque o papel me faz viver! Escrevo porque conheci a magia das palavras! Escrevo porque nos meus versos e parágrafos, eu posso ser o que eu quiser! Escrevo porque no papel eu posso ser homem e mulher. Escrevo porque a vida me permite temas interessantes, escrevo porque há uma saudosa foto na estante, escrevo porque as madrugadas ainda continuam sendo madrugadas.
             Escrevo porque amo, sofro, sou feliz! Escrevo porque em um dia estou à beira de uma dramática separação, no outro estou no universo da minha cama, jurando eterna paixão. Escrevo porque eu tenho visto tanta coisa triste acontecer, escrevo também porque tanta gente feliz me disse: André, vale apena viver! Escrevo porque lá fora está chovendo, escrevo porque o solvem aparecendo. Escrevo.
           Escrevo porque tenho amigos verdadeiros, escrevo por não ter inimigos traiçoeiros! Escrevo porque sou flamenguista, escrevo também por não ter sido finalista. Mas escrevo muito mais se meu Flamengo é campeão! Ai amigos! Escrevo um montão! Escrevo porque recebi muitos conselhos, escrevo porque acredito no espelho. Escrevo porque gosto do meu caminhar. Escrevo porque tenho uma amiga que me liga sempre que uma certa canção toca. Escrevo porque essa canção sempre me toca.
          Escrevo porque escrever é uma necessidade! Escrevo porque tenho amigos de verdade. Escrevo porque conheci: Machado de Assis; Carlos Drummond; José de Alencar; João Cabral de Melo Neto.  Escrevo porque tenho saudades da Bahia, escrevo porque Brasília tem me dado muita alegria, escrevo porque preciso viver. Escrevo porque eu escrevo para você.   

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Vida que nos ensina a caminhar!

                                                       
                       Agora a vida segue lá fora, vida que um dia quer nos jogar abismo abaixo! Vida que hora quer nos tirar do marasmo. Andar pela calçada, vida! Que vida parada! Vida que na boa nos diz: Agora é tempo de não fazer nada! Beba água, refresque-se com a água, seja água parada! Agora é tempo de não fazer nada! Agora a vida lá fora anda de um lado para o outro, vida que ganha forma em cada rosto! Rosto que chora! Rosto que sorrir! Rosto que chega depois de partir.
                      Vida que segue! Vida leve. Leve daqui todos os males! Leve-os para outros lugares, lugares do não existir, mas leve todos os males daqui. Agora a vida segue lá fora, vida que nos ensina a perdoar! Vida que nos ensina a caminhar! Vida que nos ensina a chorar! Chora de tristeza, chorar de alegria. Vida que nos ensina dia-a-dia. Agora a vida lá fora anuncia a paz eterna. Vida que se renova através de outras vidas! Vida nascendo vida! A vida que nos faz eternos.
                      Agora a vida segue lá fora, vida que ganha força e renasce a cada novo dia nos nossos corações! Agora viva você todas as possíveis emoções! Porque agora a vida segue lá fora, para você seguir também! Agora a vida é você e, você é a vida também!