sexta-feira, 21 de março de 2014

Um coração especial.

Na foto: Mariah, filha da leitora Adriana Valéria.


         Hoje é um dia especial para todos. Hoje, é um dia especial para todos que carregam no peito um coração especial. Hoje é um dia de incluir do lado de fora da condição humana: as tristezas, as mazelas, o preconceito, a pena e a descrença na vida. Porque hoje, hoje é um dia especial! Para todos que são especiais, para todos que amam incondicionalmente, para todos que se enxergam na imagem alheia.

         Hoje é um dia especial para todos. Hoje, hoje é o meu e o seu dia! Dia da unicidade dos sentimentos, dia de lapidarmos nossos pensamentos e pensarmos numa só vertente! Hoje é o dia do mundo novo, dia de agradecer ao bom Deus pelos dias especiais desses anjos que nos tornaram especiais.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Amanhã se eu não mais estiver aqui.

Na foto: leitora, Solange Gomes, Mata de São João/BA.
Amanhã se eu não mais estiver aqui:
Vivi da vida a vida que eu quis viver,
O salgado do sal e o doce do doce,
Eu pude conhecer.
Amanhã seu eu não mais estiver aqui:
Vivi da vida a vida que eu sonhei,
A primavera em pleno buquê de flores,
O verão nas tardes do astro rei.
Amanhã se eu não mais estiver aqui:
Vivi da vida a vida que eu quis viver,
Vi o barro levar e o asfalto trazer,
Vi o dia se deitar e a noite amanhecer.
Amanhã se eu não mais estiver aqui:
Vivi da vida a vida que eu sonhei realidade,
Vi cidade se refugiar em pequenos vilarejos,
Vi meu pequeno vilarejo resistir à ação do tempo
E não se tornar inquieta cidade. 
Então, se amanhã eu não mais estiver aqui:
Vivi da vida a plenitude do amor e da felicidade
Que eu sempre sonhei para mim.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Felicidade para mim, nunca será, ela já é!

Na foto: leitora, Luciane Gomes.


                Felicidade não tem que ser na medida certa, ela tem que correr o caminho que a seta do destino indicar. Felicidade já é! Alguns contratempos, meia dúzias de pés de vento, mas segurei a onda e cheguei até aqui. Minha caminhada não foi lá, tão amena e tampouco pequena, andei léguas e vi de tudo um pouco, mas sempre cultivei a flor do sorriso no meu rosto. Felicidade para mim, nunca será, ela já é!
                A vida até já me deu uns amontoados de motivos para que eu caminhasse para trás, mas comigo, jamais, comigo? Já é! Percebi que remar contra a maré era burrice, mas também era tolice ficar na areia da praia esperando a onda passar ou o mar se acalmar. Sendo assim, resolvi me jogar! Show de bola! Driblei as adversidades e com confiança e verdade fui vencendo as pedras e as dificuldades que eu encontrei no caminho. Felicidade para mim, nunca será, ela já é!

              A vida também me presenteou com um companheiro domo de um enorme coração que tornou possível o meu sonho de amar, ter filhos e construir uma família. Ao lado dele, o jogo da vida tornou-se muito mais fácil de se jogar! Ele, louco flamenguista e eu tricolor saudosista. E assim lá em casa, quase todo noite é um Fla-Flu na pista. Vi um punhado de primaveras, invernos e verões, vivi muita coisa, passei por muita coisa, mas nunca deixei de cultivar a flor do sorriso. Porque felicidade para mim, nunca será! Ela sempre foi e já é!         

segunda-feira, 10 de março de 2014

Qual é a cor da sua alma?

Na foto: leitor, Edson Machado.


            Qual é a cor da sua pele? Qual é a cor da sua verdade? Qual é a cor do seu gesto de bondade para com o seu próximo? Qual é a cor da sua alma? Qual é a cor da alegria? Qual é a cor do gol que deu o título ao seu time de coração? Qual é a cor do milésimo gol do Pelé ou dos dribles de Garrincha? Qual é a cor dos feitos de Ayrton Senna ou das defesas de Taffarel? Qual é a cor do orgulho brasileiro? Qual é a cor da sua alma?
           Qual é a cor da poesia de Caymmi? Das metáforas de Djavan, Gil e Caetano? Dos versos de Cora Coralina, das Obras de Irmã Dulce e de Betinho? Qual é a cor das obras de Machado de Assis? Qual é a cor do orgulho brasileiro? Qual é a cor da sua alma? Qual é a cor do nordeste e dos seus “cabras da peste”? Qual é a cor do Sudeste e do seu progresso? Qual é a cor do Brasil? Qual é a cor da sua alma?
           Qual é a cor do beijo? Qual é a cor do desejo de ajudar o próximo? Qual é a cor da necessidade? Qual é a cor da cidade em que você vive? Qual é a cor da sua alma?  Qual é a cor da guerra? Qual é a cor da paz? Qual é a cor de um espasmo? Qual é a cor do orgasmo entre duas pessoas que se amam? Qual é a cor da sua alma? Qual é a cor do sim? Qual é a cor do não? Qual é a cor do chão que você pisa? Qual é a cor da camisa de uma nação unida por um só ideal? Qual é a cor da sua alma?

         Qual é a cor da violência? Qual é a cor da bala perdida que encontra um inocente? Qual é a cor de um soco no branco? Qual é a cor de um chute no negro? Qual é a cor do sangue vermelho que Jesus derramou por nós na cruz? Qual é a cor da sua alma? Qual é a cor das canções que você mais gosta? Qual é cor do compositor que as compôs? Qual é a cor do amor? Qual é a cor da sua consciência? Qual é a cor da sua alma? Qual é a cor da morte? Qual é a cor da vida? Qual é a cor do trauma causado pelo preconceito racial? Qual é a cor da palavra igual? Qual é a cor da palavra irmão? Qual é a cor da sua alma? Se você for capaz de responder a uma única pergunta, me responda mais essa: Qual é a cor de Deus? 

sábado, 8 de março de 2014

Parabéns para você, mulher!

Na foto: algumas leitoras representando o público feminino.


        Parabéns para você, mulher! Parabéns para você que inspirou tantas canções e poesias, mulher que ilumina o dia com sua beleza e simplicidade. Parabéns para você que sabe a diferença entre amor e paixão, mas que sabe usar os dois sentimentos para alegrar a vida de um homem. Parabéns para você, mulher! Que nos ensinou que chorar não é vergonha e alivia a alma, parabéns para você que nos ameniza os traumas.
      Parabéns para você, mulher! Que nos faz perder o juízo e ao mesmo tempo nos faz lembrar que precisamos ser homens de bem! Parabéns para você, mulher! Que conhece nosso ponto franco, mas também sabe fazer do homem o ser mais fortes do universo. Parabéns para você, mulher! Que é mãe zelosa, mas que não perdeu a essência de menina, que sabe nos colocar no colo e explicar as coisas do mundo.
      Parabéns para você, mulher! Que conhece a conflitante fronteira entre a sensualidade e a vulgaridade, você que conhece o seu corpo e que nos deixa loucos com as armadilhas que ele tem. Parabéns para você! Que serviu de pilar para as grandes decisões da História, você que com o seu jeito doce fez os grandes homens tomarem decisões que mudaram o mundo.

     Parabéns para você, mulher! Que tornou a nossa existência mais feliz, você que tornou o nosso caminhar muito mais prazeroso. Parabéns para você! Que com suas curvas nos apresentou os céus e o gosto do mel, você que estabeleceu o equilíbrio das forças na natureza. Parabéns para você, mulher! Que merece respeito e amor todos os dias, porque o que seria da nossa vida sem você? Da nossa vida o que seria...?           

quarta-feira, 5 de março de 2014

A vida é uma eterna balança de nem sempre dois pesos duas medidas.

Na foto: leitora, Ana Paula Fernandes Spalding. 



          O amo e o ódio são sentimentos antagônicos, mas jamais inimigos, é na existência de um que entendemos as razões de existir do outro. A luz é companheira da escuridão, o sim é contrariamente harmônico ao não e os dois mantêm o equilíbrio do coração. A paixão não é adversária da razão, mas precisam caminhar em lados opostos. A vida é cheia de dualidade, é repleta de contrapontos, o caminho da partida não é o mesmo caminho da chegada, mas os passos que hoje partem para longe são os mesmos passos que amanhã retornarão. A vida é uma eterna balança de nem sempre dois pesos duas medidas.   

domingo, 2 de março de 2014

Eu sou feito do meu lugar (em homenagem ao meu pai Carlos Simões, aniversariante do dia)

Na foto: leitor e aniversariante do dia, Carlos Simões.

       Eu sou feito do meu lugar, sou feito da minha cidadezinha que nunca aderiu a modismos ou modernidade vã, eu sou feito da história da maçã.  Sou feito também das ruas,becos, ladeiras e vielas da histórica Salvador que me acolheu e também me amou como m filho legitimo. Sou feito dos paralelepípedos que nunca se vestiram de asfalto, mas sempre olharam para o alto e alcançavam as nuvens. Sou feito das manhãs de domingos, das histórias contadas pelo velho Neném e das cantigas solfejadas pela Dona Dudu. Sou feito da fé herdada dos meus anteriores.
          Eu sou feito das historias de vida do meu Velho Diamante e da estimada estação de trem,
Feito da minha cidadezinha lá na Bahia, cidadezinha que nunca esqueceu os seus, sou feito da primeira professora e da primeira tabuada aprendida e logo decorada. Das histórias ouvidas nos rádios e raros jornais que de vez em vez nos visitavam. Feito das experiências vividas no ginásio e dos meus sonhos de ganhar o mundo, mas nunca perder a minha cidadezinha querida. Feito das histórias que hoje eu escrevo.

        Eu sou feito do meu lugar, sou feito dos entes que já se foram e dos amigos de infância, feito dos irmãos que o sangue me deu e os que a vida providencialmente colocou na minha jornada. Sou feito do meu lugar e feito daqueles que continuarão a minha história, sou feito das noites acolhedoras da minha pacata, Mata de São João. Sou feito de onde eu nasci, Mata de São João. Feito do que eu vivi, Salvador e Brasília, sou feito do meu lugar, desse sentimento de cidadezinha que nunca aderiu a modismo ou modernidade vã.