sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sorriso aparente

       Hoje, 17 de junho de 2011, garimpando meus pensamentos e olhando ao meu redor no meu ambiente de trabalho, deparei-me com algumas questões que mesmo lá no fundo do vasto pequeno baú das minhas inquietações, fizeram-se notar e resolvi escutá-las e refletir sobre o que elas tinham a me perguntar. Conversamos sobre muitas coisas, dinheiro, amor, sexo, infância, saudade e de repente, uma questão atingiu diretamente minha tranqüilidade, ouvir a seguinte pergunta: Você sabe o que cada um esconde por traz de um sorriso aparente?
       Nesta hora, vi que tudo ao meu redor parou, a moça que limpava o chão parou de limpar, uma velha conhecida que descia a escada sempre cantarolando parou de descer e cantarolar, um amigo de profissão que atendia alguém ao telefone parou de atender, a dona que servia o cafezinho parou de servir, até certa conhecida de todos que só anda esbanjando charme parou de esbanjar, era como se todos eles tivessem escutado a pergunta e passaram a me olhar, mas só a pergunta não parou de perguntar!
      Você sabe o que cada um esconde por traz de um sorriso aparente? No primeiro momento fiquei sem saber o que responder e logo em seguida, lembrei-me de outra conversa que tive com uma amiga que passa por um momento complicado no seu local de trabalho, uma empresa de pacotes de viagem. Essa amiga queixava-me de que estava sendo perseguida, dizia-me que ganhou uma promoção porque vendia muitos pacotes todos os meses e isso chamou a atenção do seu gerente.
       Após ser promovida a supervisora de vendas, começou a escutar piadas e brincadeiras de mau gosto de certo grupo daquela referida empresa, em determinada ocasião, ela flagrou duas funcionarias comentando maldosamente que ela só havia sido promovida por causa do seu belo par de coxas e dos seus lindos olhos verdes, diziam também que ela dava em cima do gerente da empresa o tempo todo e só assim foi que ela conseguiu ser promovida. Lembrando desta conversa comecei a perceber que a pergunta sobre o que cada um esconde por traz de um sorriso aparente?
      Tinha tudo haver com essa minha conversa com referida amiga.
As pessoas são julgadas não pelos seus atributos intelectuais, culturais e experiência de vida.
Tal amiga de fato é muito linda, comunicativa e muito sorridente, sempre pronta para ajudar o próximo sem esperar nada em troca, mas as pessoas não querem saber disso, no atual momento em que vivemos, não pega bem, fazer o bem, falar bem do próximo, é mais fácil ser do grupo dos que vivem desculpando seus insucessos com o sucesso dos outros.
       Ninguém sabe o que cada um traz consigo, ninguém sabe o que cada um confessa ao seu travesseiro na hora de dormir, isso me fez lembrar um trecho de uma musica da Sandra de Sá lá dos anos 80 ou 90 não sei ao certo, que dizia “Quem te viver não ver a sua historia, quem é você eu sei...” essa canção já há muito tempo atrás respondia a tão inquietante pergunta. Ninguém sabe o que o outro traz consigo como carga de vida, se perdeu um amor, se nunca amou e por isso se tornou uma pessoa seca e solitária.
      Ninguém sabe qual drama familiar a pessoa passou ou estar passando e mesmo assim tem forças para ser um irmão que a vida deu de presente para outro alguém. Ninguém sabe o que a pessoa gostaria de ser mais por desencontro do destino, hoje é algo totalmente diferente do que sonhou e mesmo assim faz com afinco que chega a ser o melhor na tarefa que a vida lhe reservou, ninguém, ninguém, ninguém sabe o quanto este sorriso aparente chorou para chegar até aqui e sorrir.
       O ser humano precisa querer conhecer o outro a fundo, precisa despir-se de todo e qualquer preconceito, rancor ou frustração, precisa entender que o seu próximo é um filho de Deus e como tal, merece todo respeito e ser feliz. Uma mulher bonita não pode ser comparada a um pedaço de carne exposto num balcão de açougue, o homem não pode agir como agiam os homens nos primórdios da humanidade, movido a sexo e violência.
       Olhar o próximo como um ser que traz consigo, dores, anseios, expectativas, sonhos e traumas, com certeza nos fará olhar para dentro de nós mesmo, e ai, a convivência diária será bem melhor, e a pergunta inquietante será apenas mais uma pergunta como outra qualquer, de fácil resposta e de esclarecimento mútuo. É preciso entender que o que o outro esconde por traz de um sorriso aparente, é algo que se saberá tranquilamente porque existirá o amor sincero e o respeito nas relações humanas.                              

7 comentários:

Anônimo disse...

Amar ao próximo deveria ser parte da vida...o que falta é a compreensão do outro, colocar-se no lugar do outro...Quem dera se fizéssemos do bem uma coisa tão comum!

Anônimo disse...

André, querido..
A anônima aí sou eu..Rita de Cássia! rsrs
Foi como consegui postar meu comentário...rs
Xêro

Zeglita disse...

Hoje o intresse do ser humeanos esta mais no seu proprio eu,do que no do proximo,difil de entender,e facil de explicar,o amor de muitos esfriaram,e deram lugar a sentimentos egoistas,preconceituosos e invejosos..triste saber que as pessoas perdem seus reais valores,mais o melhor disso tudo é que ainda existe a maioria,que pode fazer a diferença mudando o modo de pensar dessas pessoas,mesmo com seu sorriso aparente,e com uma historia ser contada por de tras dele,esperando que o proximo possa conhecer-te e saber a sua verdadeira historia..beijos meu amigo que Deus abençoe sempre vc e sua familia,lhe concedendo esses pensamntos bons e adoraveis.

Unknown disse...

Rita,
sua escrita lhe anuncia! vc é um desses seres humanos que fazem o próximo acreditar que é possivel ter amigos!

Abraços,
André

Unknown disse...

Roselyn,
Temos que acreditar na vida e no próximo, veja o nosso exemplo a vida nos distanciou, porem estamos mais próximos do que nunca, adorei suas palavras no orkut, quando se fala daquele jeito percebemos uma luz que poucos tem!
Abraços,
André

Lilia Tavares disse...

Acho que o sorriso traz akilo que agente quer. Nem sempre ha falsidade, nem sempre veracidade, mas um sorriso que traz luminosidade geralmente e sincero. Sempre vou sorrir ha quem goste, não acho que devo me incomodar com os olhos que veêm meu sorriso mas sim com akeles que o aceitam como um convite a alegria e a mais sincera amizade.

Unknown disse...

lilia,
um sorriso diz tudo, asim como o olhar, ele também é janela para o céu!
Abraços,
André