quinta-feira, 16 de junho de 2011

Fiel inimigo




     Escrevi há algum tempo atrás sobre o silencio, e como ele se inseria nos relacionamentos e transformava-se em fator preponderante da rotina de um casal, na realidade, o que eu quis dizer e agora reforço é que ele, o silencio, na verdade é o Fiel inimigo de todos os casais, Quando acontece uma briga, um desentendimento muito forte, ou até mesmo um daqueles contratempos costumeiros, não é o que se diz um para o outro, o que verdadeiramente machuca.
       A palavra não dita, mas pensada com veracidade, com toda força do seu intimo desejo, aquela frase formulada nas entrelinhas da nossa insatisfação, que por um segundo de tolerância não foi lançada e materializada no mundo real, mas fincou raiz nos vastos campos do nosso coração. Essas sim, faladas na imensidão da voz muda, essas causam estragos irreversíveis, elas ficam recolhidas em algum lugar do nosso orgulho e silenciosamente, vão tecendo uma teia de distância e insatisfação que com o tempo cobre toda possibilidade de perdão.  
      O silencio está presente também na vontade de expressar o seu amor pelo ser amado, mas que por algum orgulho bobo, nos podamos e não demonstramos, ele está presente no olhar perdido para o horizonte num belo fim de tarde, ou numa simples praça cercada pelo sereno da noite e povoada por dois estudantes de cursinho, encantados com a bela lua.  O não dizer “eu te amo”, o não deixar cair uma lágrima em homenagem ao mágico fim de tarde, ou até mesmo o não dizer “Jamais esquecerei esta noite nesta praça”.
       Todas essas ausências são povoadas pelo silencio, nosso Fiel inimigo, o silencio se torna o terceiro integrante de uma relação “a dois” na maioria das vezes, nocivo e decisivo para o fracasso ou o sucesso de uma relação.  É preciso dizer Eu te amo, é preciso expressar tudo que se sente, não se pode perder nenhuma chance de ser feliz ou de colocar em pratos limpos tudo aquilo que está nos incomodando.
      O silencio subentendido é necessário, o silencio ocultado não, o primeiro é necessário porque para um bom entendedor, subentender o silencio é frase completa de olhar, o segundo é vasto espaço no falar.   Por isso não se esqueçam o silencio é um Fiel inimigo.  

4 comentários:

Anônimo disse...

O silêncio é o meu maior inimigo porque me entristece, me deixa impotente...Não estou dando a minha chance de dizer o que penso, o que sinto...estou fazendo o que não gostaria de fazer...ficar em silêncio!!
Rita de Cássia

Unknown disse...

Rita,
no seu caso o silencio é o melhor remédio, por enquanto!
Abraços,
André

Marí disse...

gostei :) lembrei do dia que vc comento sobre esses texto.. talvez seja por isso que não consigo calar tudo que grita em meu ser, talvez ate peque ao fala tudo que me vem tudo que eu sinto, porem melhor pecar por excesso do que por falta.. rs --

Unknown disse...

mari,
Não deixe nunca este silencio tomar conta do seu ser!
Abraços,
André