sexta-feira, 24 de junho de 2011

É possível se envolver, sem se envolver?

                                            
         Recebi de Rafael, Queli e Gilson, um convite para voltar de carro para casa, após mais uma jornada de trabalho, Rafael, guiava e controlava a seqüência musical e tecia elogios a uma nova dupla sertaneja que fazia o som naquele momento. Gilson, ainda arrumava sua mochila, velha companheira de guerra, Queli fazia planos para um final de semana familiar, e eu, eu fitava a paisagem pela janela do carro. Quando, Não sei, por qual razão, Rafa disparou a falar sobre “Se envolver sem se envolver”.
          A frase me chamou a atenção, então, resolvi apurar para intrigante tema.  Rafa comentava que quando estava solteiro, sem um relacionamento sério, ele não queria coração preso a ninguém. Curtia as baladas de sábado à noite, dançando muito e curtindo como um louco, mas sempre sozinho, o lance era como dizem os filósofos da banda Aviões do Forró “pega e não se apega”. Beijava geral, “tomo nota para dizer, o cara é boa pinta, gente fina e muito divertido”.
          Porém mesmo com toda essa auto-afirmação de imunidade adquirida. Segundo ele, por conta das várias noites curtidas na capital candanga, de quando em quando, aparecia uma gata, que o fazia sempre tremer na base.  Gilson, Por sua vez, cara experiente, viveu um relacionamento de muitos anos. Relacionamento esse, que lhe presenteou com uma vasta noção de vida a dois. Gilsão, como é conhecido por todos, deixava claro, que o lance era não perder as oportunidades que a vida lhe oferece.
           Que, por ter vivido muito tempo, dentro de um casamento, se sentia igual a passarinho solto na mata, queria voar de flor em flor! Afirmou que seguia a risca a filosofia ao melhor estilo Tim Maia, e recitou um trecho de uma musica do cantor que diz “Eu bem que te avisei/pra não levar a sério/nosso caso de amor/eu sempre fui sincero/ e você sabe muito bem” Eu não contive o riso, diante de rara pérola. Mas ele finalizou seu discurso, num tom pouco menos imune, e nos confidenciou. Agora, sempre tem aquela que agente, não ama, mas tem sempre prioridade com o cara.
           Depois de duas curiosas colocações, como essas dos meus amigos, estava ansioso para ver a intervenção de nossa colega Queli. E ela veio, veio bordada de alma feminina, alma de uma mulher, madura, casada há quase 20 anos e mãe de família exemplar. Queli, até concordou que os meninos tivessem aquele ponto de vista. Concordava com o Rafael, quando ele disse que Solteiro sim, sozinho nunca! Lembrando certo funk muito tocado nas melhores casas do ramo.   
             Queli disse que também entendia o Gilsão, entendia, que após um casamento de muitos anos, talvez, ele quisesse dar um tempo para ele. Segundo Queli, o entendia perfeitamente. Acontece que ela também, deu a versão da alma feminina. A mulher já não está tão só voltada para relacionamentos sérios e duradouros. Mulher também quer curtir, quer cai na balada, beijar muito, e não se apaixonar.
            As mulheres de hoje, estão aproveitando mais a vida, curtindo sozinha e sendo muito mais independentes que antes.  Mas assim como o homem, a mulher deixa sempre guardado no cantinho de sua independência, aquela paquera que sempre a faz suspira. A mulher também guarda um alguém, que de certo modo, mexe com ela.
            Depois que Queli, também deu seu parecer, percebi que, ali, diante de mim, circulava três pontos de vista, todos três a favor do tal, “Pega e não se apega” o curioso, é que ao final de cada relato a favor da imunidade emocional, aparecia sempre à mesma conclusão. Mesmo, os mais loucos e descolados solteirões convictos, mesmo os mais inconseqüentes farrista, todos eles. Homens e mulheres, todos eles, acabavam sempre se envolvendo com um alguém, que era sempre lembrado nos momentos de alegria e tristeza.
            Caindo assim por terra, esse papo, de se envolver sem se envolver! “Coração é terra que ninguém conhece” não sei quem falou isso, mas acredito piamente!  Ditar regras de descompromisso, premeditar a base sentimental de uma relação, é furada, bola nas costa! Basta uma janela aberta, e o sereno da paixão, entra, e faz morada no seu quarto!
            E você, que lê essas linhas neste momento, também acha que é possível, se envolver, sem se envolver?

5 comentários:

Anônimo disse...

André, a Queli fez uma boa colocação a respeito do mulherio. Existem mulheres que vivem várias relações que não demandem muito envolvimento(eu conheço!). Faz sexo por prazer, tem o amigo colorido, o ex-namorado que as vezes resolve aparecer, o gatinho que conheceu na balada...São relacionamentos superciais, que não exige entrega e que não fazem com que se sinta cobrada..Enfim, essa mulher nunca está sozinha. Às vezes, é claro, algumas acordam com a vontade de dividir o travesseiro com alguém e enquanto esse cara não aparece ela vai ficando com a melhor parte de cada um...rsrs

É possível se envolver, sem se envolver?!? Não sei, no momento não me sinto capaz de responder..mas acho que, se você não se conhece direito, não sabe o que buscar!!!

Abraço*
Rita de Cássia

Unknown disse...

Rita,
Acredito que cada um carrega por conta própria ônus dos seus atos, homem, mulher, todos se iludem quando pensam que podem usar e abusar do maior templo que Deus nos deu que é o nosso corpo! no final, todos nós nos apegamos !
Abraços,
André

Mariana disse...

Eu sempre fui solta, livre os amigos ate brinca avulsa sem papas na língua falo o que penso e não tenho frescura alguma com nada, e sempre com imersa vontade de viver tudo que se ar prviver!!!! já dizia "lulu santos" o primeiro relacionamento que tiver foi aberto e esse cara me ensino muito a gosta dessa liberdade e a ser livre,mas foi ele mesmo que um vez me disse que eu não conseguir se tão independente e que eu não era mulher que eu mostrava ser pra ele, que era sentimental e emocional demais pra viver o relacionamento aberto, eu fala não jamais tenho pleno domínio e tal com toda mulher moderna rs mais sinceramente não consigo me envolver sem me deixar me envolver por completo por inteiro não sei me doar pela metade sou sentimental demais vivo intensamente e ate hj não encontrei um mulher que soubesse separa bem isso, eu já tentei e nunca deu certo já homens sabem muito bem o os invejo mais quem sabe aprendo um dia a me envolver quem nem eles, mas sem perde a delicadeza de ser mulher. ou encontro o tal Amor que todos Busca, estamos sempre a procura mais enquanto não vem, vamos nos permitir e vamos viver tudo que ha pra viver que não tempo Que volte amor! Mariana Reis

Anônimo disse...

Concordo Andrézinho...
Quer saber a verdade?!? Eu me envolvo mesmo, me apego mesmo..até pq sou muito intensa e verdadeira...
Fica com Deus,
Meu beijo,
Rita de Cássia

Anônimo disse...

éééé.... pensei q fosse possivel :{