terça-feira, 19 de julho de 2011

“Pensando estar numa boa”

                             
    Quando comecei a escrever esse texto, não tinha a menor idéia qual tema abordar, fui apenas me deixando levar pelo meu velho baú das minhas inquietações. Nesta segunda para terceira linha quase totalmente escrita, fui tomado por uma pergunta: “você estar numa boa?” essa pergunta abalou meus alicerces. Parei um pouco e pensei por qual razão esse questionamento agora? Fui forçado a revirar meu baú e lá no fundo fui achando respostas para inquietante questionamento.
                Lembrei-me de quando morava em Salvador e vivia na “vida mansa” pelo menos era assim que meu pai ironicamente batizou minha rotina de adolescente, “vida mansa”. As lembranças vieram apenas para me darem inspiração para esse texto, porque naquela época, eu conhecia um cara chamado Jorge Time, ele adora nomes em inglês, Time era malandro boa praça, pelo menos para quem ele conhecia. Time vivia sentado na esquina o dia todo, observando o movimento e sempre que lhe perguntavam como as coisas andavam? Ele sempre respondia, Pensando estar numa boa.
                 Acontece que a vida passou e o destino cobrou todas as contas que Time devia e numa dessas cobranças, Time foi pego de surpresa na mesma esquina que lhe viu nascer e crescer. Jorge Time se foi, mas a sua famosa frase sempre ecoou por muitas esquinas do bairro da Boca do Rio, lá em Salvador: “Pensando estar numa boa” agora, eu estou aqui em Brasília e essa frase veio à tona, me fazendo refletir realmente, se eu não estou parado sentado em alguma esquina?
                  Andando todos os dias pelas ruas da cidade de Samambaia Norte, percebo que a cidade cada dia que passa,cresce mais, voa alto, Samambaia voa e eu aqui parado, no meio dessas pessoas, feito Jorge Time, pensando estar numa boa! Prédios crescendo no meio dessas pessoas, foguetes descendo na lua, e eu aqui, me sentindo parado, desligado, pensando estar numa boa. Você que ler esse texto agora, já não se perguntou, o que é que você fez, ou estar fazendo da vida? Você já não se sentiu um Jorge Time, pensando estar numa boa?
                 Nós só não ficamos sentados nas esquinas, mas normalmente ficamos parados, deixando tudo a cargo do amanhã. Certa vez me perguntaram como era ter trinta e cinco anos? Não soube responder no momento da pergunta, mas depois percebi que ter trinta e cinco anos e ter pressa! É já não ter mais o direito de errar. É correr contra o tempo, mas também é conhecer alguns atalhos, é aproveitar a fundo o que a vida passa a lhe oferecer.
                Jorge Time curtiu muito, foi muito feliz, viveu intensamente, viveu daquela forma para ensinar aos outros aspirantes a malandro que a vida não perdoava tropeços. Na verdade ele já sabia que não iria acabar bem, pois ele sempre nos respondia: “Pensando estar numa boa” nunca Time nos respondeu, estou numa boa! Ele usou como nome, aquilo que ele mais amava, “tempo” tempo para curtir, tempo para não fazer nada, tempo para ter tempo.
                 Time, significado real da palavra tempo, Jorge, significado abstrato de algo que me impulsiona a correr a trás da minha vida, do meu tempo. Precisamos nos movimentar, a vida corre e passa voando, e nós não vamos querer ficar parados, desligados pensando estarmos numa boa, não é?

Um comentário:

moreninha disse...

"o tempo passa e realmente precisamos estar atentos a cada segundo... cada minuto de nossa vida e precioso para nos mesmo... e quando estamos parados vendo a vida passar envelhecemos mais rapido... perdemos a oportunidade de ter feito um minuto, uma hora, um dia, um futuro melhor... mas quando corremos atraz daquilo que almejamos conquistar ai sim parece estar tudo na boa... "