segunda-feira, 27 de junho de 2011

Eternize seu momento

             

Sábado à noite fui ao casamento dos amigos, Milton e Tatiane, uma bela festa, musica boa, comida da melhor qualidade, estava cercado de amigos. Um clima muito bom, domingo, resolvemos esticar a comemoração e começamos cedo, curtimos o dia todo, havia muito tempo que eu não curtia assim. Quando estava voltado para casa, meu velho baú das minhas inquietações deu sinal de vida, e começou a cantarolar, ”Por que momentos como esses não são eternos?”
              A pergunta se faz presente de maneira insistente, só me deixando em paz quando comecei a respondê-la. Pensei em ir direto ao ponto, porém percebi que não estava ali para responder apenas sobre a eternidade de referidos momentos, estava ali para pensar, “por que muita coisa se perde pelo caminho e pelo tempo?” na verdade, o tom nostálgico do fim de domingo, me fez refletir sobre insistente tema.
               A vida é cheia de encontros e desencontros, é feita de pessoas fazendo promessas de amizade e amor eterno, promessas que sempre acabam, na maioria das vezes, acabam como fotografias esquecidas, na imensidão de pequenas gavetas. Acabam se transformando em lágrimas silenciosas, e acabam também, se tornando vitimas da ação do tempo, da distancia e do esquecimento. A primeira namorada, o primeiro namorado, o melhor amigo ou amiga da escola, da faculdade, a turma da mágica rua que nos viu crescer. Tudo isso vitima da ação do tempo, da distancia e do esquecimento.
              Por onde anda seu primeiro namorado ou namorada? Em algum momento você pensou que não seria eterno aquele namoro? E as promessas feitas?, promessas de eternidade. A vida não tinha sentido e não faria sentido, se não estivessem juntos! Cadê aquela amizade que sabia mais de você, do que você mesmo? Aquela amizade que só de olhar para você, sabia que você não estava tendo um bom dia. Amizade de sintonia perfeita! Amizade que enxugava seu pranto nos momentos mais difíceis.
              Cadê aquela roda de amigos, amigos de tantas aventuras, que segundo meu poema já dizia “impulsionada pelas águas do tempo, girou todo mundo para direção contraria? Hoje, em tempos tão difíceis, podemos contar nos dedos os amigos de verdade. Realmente não se trata de momentos eternos, mas de sentimentos eternos, precisamos aprender a cultivar tudo que for verdadeiro e a entender o que for passageiro. Aproveitar ao Maximo cada momento é essencial! Viver intensamente todos os momentos, fazer novos e verdadeiros amigos, regar com amor e respeito os que já estão a nossa volta, isso faz a diferença.
                Amanhã, quando você abrir suas pequenas gavetas, encontrará fotografias de um passado presente, presente na sua vida! Um passado que nunca foi, mas sempre será, um futuro presente, diga eu te amo, ao seu amor, saia, dance e se possível, resgate o que ainda pode ser resgatado! Se alguém aguarda um sorriso seu, um afago seu, uma visita sua, um telefonema.
Sorria, afague, visite e telefone.  Já vivemos tão atarefados, correndo de um lado para o outro, que esquecemos até de nós mesmos.
                É passar naquele concurso, é comprar aquele carro, é fazer aquela viagem, é pagar aquela fatura, aluguel, água, luz, telefone, conta,conta,conta,conta. Que agente nem se dar conta, que o tempo passa e nós, cada dia mais velhos e amargos, nos tornamos passageiros de um trem chamado solidão!  Por isso, mais uma vez eu digo, “Não deixe de dar aquele telefonema, pode ser que seu amigo ou amiga, esteja precisando de você, precisando reafirmar laços, ou apenas ouvir sua voz. Faça isso, diga que ama, abrace, beije. Fortaleça os laços! Faça presente o seu passado, eternize seu futuro, viva o presente!

3 comentários:

lembrança patati patata disse...

Gostei muito do seu texto André, pois também já parei várias vezes para relembrar da minha infância comparando com os dias atuais que nossos filhos não tem aquela liberdade de brincar na rua como brincávamos, e de amizades que marcam a gente, mas com o passar do tempo e com a correria do nosso dia a dia não temos tempo nem para um telefonema, como você mencionou no texto. Espero que este texto possa também “cutucar” outras pessoas como serviu para mim.
Um abraço Adriana

Unknown disse...

ADRIANA,
GOSTARIA QUE NÃO FOSSE PRECISO PERDER PARA DAR VALOR, O TEMPO, A DISTANCIA E O ESQUECIMENTO, SÃO AMIGOS E ENIMIGOS DE NÓS, CULTIVEMOS ENQUANTO É TEMPO NOSSOS AMORES E AMIGOS!
ABRAÇOS,
ANDRÉ

Anônimo disse...

Obrigada pelo texto...Hoje é um dia muito triste...Precisava disso!
Seguirei a msg,
Abraço,
Rita de Cássia