segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Se apaixonar ou não se apaixonar?

                                          
                Hoje, segunda-feira, 08 de agosto de 2011, decidi escrever sobre a “Paixão”. Esse sentimento complicado e doloroso de sentir, falamos muito do mor, que amor é único, amor é puro, amor é inesquecível. Concordo plenamente com todas as definições sobre amor, mas a paixão é uma loucura! Ela nos tira do sério. Remete-nos a situações menos prováveis, uma pessoa apaixonada é capaz de coisas que ela jamais faria em seu estado sentimental normal.  
                 Para alguns estudiosos e “entediosos” do ramo da pesquisa, a paixão é um estado patológico, pode, e deve ser, mas muitos dão a vida para se sentirem assim, doentes de paixão. Eu hoje escutei certa pessoa falar que daria a vida para estar apaixonada nesse momento, ela está se sentindo só e até afirmou, está sofrendo de urucubaca. Mundo indeciso esse, ela querendo se apaixonar para dar sentido a sua vida, enquanto em outra situação, outra conhecida, neste momento reza com todas as forças que tem para sair de uma paixão recente.
                  Quem está com a razão? Quem está sofrendo mais? A pessoa que quer se apaixonar ou a outra que quer esquecer a paixão que sente? Já me apaixonei e sentir os dois lados da moeda, felizmente a paixão virou amor e eu não sofri tanto! A paixão deixa as pessoas a mercê do nada e de tudo, não pensamos direito, não comemos direito e principalmente, não vivemos direito! Bem da verdade que apesar de todos esses contrários, quando se está apaixonado, o mundo é diferente, os dias são diferentes, temos motivos para sorrir e viver! Então como entender a paixão?
                 Uma nova e já grande amiga, me falou dias desses, que não deveríamos ter medo de sofrer por paixão, pois a paixão passa, dói, mas passa, nos faz lamber o chão, comer o pão que o diabo amassou, mas não nos mata! Isso tudo, se não formos correspondido! A grande verdade é que a paixão só é vista por nós como algo destruidor e implacável, mas não é a paixão o nosso maior inimigo, nosso maior inimigo é o nosso coração, somos reflexo dele! Nele cabe o maior amor do mundo, como cabe a paixão mais avassaladora do universo.
                 Então a pergunta continua: Se apaixonar ou não se apaixonar? Corremos o risco de sofrer ou não? “Acredito que não saberemos responder tais perguntas, porque “amar é preciso, viver não é preciso”“ se apaixonar é preciso, correr risco é mais preciso ainda”   

6 comentários:

Anônimo disse...

Com a minha pessoa a paixão vem e vai. Para uns pode demorar e para outros pode passar mais rápido, mais no final sempre passa, pode ser que um dia você reencontre essa pessoa e pense, nossa, era por ela que estava apaixonado? Ainda bem que passou ou e para outros podem rolar ainda aquele sentimento.
Particularmente não gosto da paixão ela te faz ficar omisso a pessoa, você fica besta e pode perder muito tempo com isso. A paixão vem e vai feliz quando correspondida no seu clímax. Se não, vai ser só mais uma dentre as outras.

Anônimo disse...

André,
Eu acho que devemos nos apaixonar sempre...precisamos dar sentido a vida, precisamos amar, gostar, nos permitir ousar, buscar aquilo que queremos e a paixão dá esse sentido, é parte da nossa trajetória de vida!
Eu sei, nem sempre é do jeito que imaginamos ou queremos, as vezes ela mina toda nossa estrutura emocional. Enfim, para mim..paixão é viver, é um risco que causa adrenalina, que faz o coração pulsar mais rápido, que tráz sensações boas e ruins, as vezes até a ausência de nós mesmos(rs).
Ah! quer saber?!? com dor ou sem dor..com ou sem sofrimento...eu quero é me jogar...e o que resta a fazer é deixar Deus conduzir a nossa vida..só isso!
Beijo,
Rita de Cássia

moreninha disse...

Sim apaixonar sempre...
so acharemos o nosso grande amor... se deixarmos o nosso coraçao conhecer outras pessoas, decepçoes na vida sempre teremos, mas so saberemos se algo e bom ou nao se experimentarmos...
quando estamos apaixonados estamos felizes e muitas das vezes bobinhos.. rsrsr mas isso e bom, curtir o que a vida nos oferece e muito bom... eu to muito apaixonada e me sinto feliz e amada tbm..e muito bom!!! se apaixonem....
abraços
Ruth Alves

Marí disse...

APAIXONA-SE ....


Paixão pelo MEU ponto de vista ... ]

Muita gente tem o costume de achar que apaixonar-se significa comprometer-se.
E este é o grande engano que a maioria das pessoas cometem.
Eu mesmo já o cometi dezenas de vezes ... mas hoje eu sei que paixão é algo que não exige nada de comprometimento.
E é por isso que se apaixonar é um sentimento tão belo ... tão livre ...

Quando alguém se apaixona, claro que ela quer ser correspondida, mas diferente do amor, que exige necessariamente comprometimento e laços, a paixão é assim desprendida.

Por exemplo ...

Quando eu me apaixono por alguém ... ou por alguma coisa ... eu não peço pra que aquilo ou aquela determinada pessoa corresponda aquela "paixão", mas passo a tratá-la e a cuidá-la de tal maneira que ela perceba os efeitos da minha paixão.

E isso funciona em tudo que fazemos na vida.
Seja no seu trabalho, seja na sua vida privada e pessoal, seja se relacionando com pessoas ou coisas.
Pessoas apaixonadas, tendem a fazer as coisas ao seu redor darem certas.
Eu nunca pedi pra alguém se apaixonar loucamente por mim.
Paixão é algo constante ... paixão aquele tipo de doença que todos querem pegar e muitos não sabem como. E não sabem, pq sempre se prendem a velhos conceitos, velhas idéias e inúmeros comprometimentos e regras.

Pra vc. se apaixonar por alguém ... vc. não precisa tocá-la, beijá-la, mas vc. precisa saber que este sentimento é verdadeiro e sincero. Quando vc. quer tocar, ver, pegar, beijar ... aí já mistura um outro ingrediente que se chama desejo.

Faz a gente ficar na expectativa da atenção da outra pessoa, sendo que muitas vezes só o fato dela estar ali em silêncio já é o suficiente. ao menos nunca ter sabido da existência daquele pessoa. É falar pelo menos um pouco ... mesmo que não seja direito ... mesmo que não tenha sentido ... mesmo que seja no meio do dia do expediente de trabalho.

Paixão não tem pretensão, não tem prazo, mas acaba quando deixa de ser paixão pura.

A paixão começa a declinar quando vira desejo, quando vira possessão. E não falo isso por todos ... mas falo isso por mim e pelas experiências que tive na vida.

Quem está apaixonado ... preserva isso dentro dele e não precisa ficar falando : "não faça" ... "não pode" ... "não quero" ...
Quem está apaixonado ... se deixa levar pelo sentimento ... se deixa levar pela cumplicidade e pelos atos sublimes.
Quem está apaixonado ... sorri ... sorri por qualquer motivo. Sei lá ... sorri por que é bom estar apaixonado.

Não tenho medo de me apaixonar por isso.
Sei que não depende de outras pessoas e sim do que eu sinto.

Prova maior disso ... é que desde a primeira vez ... eu já sabia.

Unknown disse...

Galera,
terei que falar mais vezes sobre paixão, proponho uma roda livre para falar sobre o assunto!
Abraços,
André

Leandro Gomes disse...

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...blz