segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Existe vida após a Separação?

              
                      Após postar meu último texto sobre as faces do amor, fui cercado por pedidos diversos para não parar de escrever sobre o tema. Fiquei surpreso com a receptividade que esse tema tem, então, hoje, segunda-feira, 15 de agosto de 2011, sou motivado por uma gostosa conversa que eu tive com algumas pessoas e que nessa conversa solicitaram que eu falasse sobre o rito da “Separação”. Seus traumas e suas feridas, um momento complicado na vida de qualquer casal.
                      Quando o tema foi proposto, de cara vasculhei meu velho baú das minhas inquietações para me situar no tempo e espaço do referido assunto. Um tema assim sugere uma pesquisa de campo minuciosa, foi o que eu fiz, ouvi relatos interessantíssimos! Questionei algumas pessoas sobre o assunto e que passaram pelo calvário da separação e superaram a custa de muito amor próprio e fé em Deus.
                     O que eu ouvi foi um emaranhado de emoções conflitantes e desencontradas. Não se poderia esperar outra coisa, quando se tem: magoa; filhos deixados para trás com um futuro incerto e um horizonte de novidades assustadoras. Ai comecei a reorganizar minhas idéias sobre tudo que escutei, e percebi que a separação é um processo doloroso e muito difícil de viver.  
                    As pessoas passam muito tempo tomando coragem para encarar o fim de maneira segura e tranqüila, leigo engano do ser humano! A separação é o inicio de um novo tempo, mas também é o fim de uma fase esperada durantes anos por qualquer ser humano, o inicio de relacionamento sério! Ninguém na prática se prepara verdadeiramente para enfrentar uma separação! Todo mundo espera um romance eterno, e quando isso não vem e se faz necessário o rompimento, o deixar para amanhã é algo certo na cartilha de quem tem medo de encarar o novo.
                   Ouvi de duas pessoas que o processo de separação, foi acima de tudo, um processo de reaprender a viver! Deixar de lado os velhos costumes e esquecer a dolorosa, mas confortável rotina! Não cabe aqui falar sobre o motivo da separação, mas o que quero é descrever pelos olhos sofridos de quem já passo por isso que a separação é um momento de passos inseguros, olhares desconfiados e de dias nublados! Recomeçar do zero, reinventar um novo ser dentro de um ser preso as amarras do passado, é definitivamente algo penoso e angustiante!
                  Hoje, as pessoas que me contaram suas experiências estão bem e mais dispostas a viver cada momento de suas existências, mas cada uma delas traz consigo na bagagem, um gosto amargo de despedida. Acontece que também ouvi um relato que me surpreendeu! Ouvi alguém dizer que renasceu após a separação, ela, a pessoa, chegou a dizer que não sabia que existia vida após a separação! Há cinco meses separada, ela está muito mais rejuvenescida e feliz, essa pessoa vem de encontro à maioria dos relatos sobre separação. Algo de se espantar!
                 Percebi que não importa se a pessoa sofria ou não sofria na relação, quando ela se separa sofre e sofre muito, senti a distancia implacável separar a rotina de uma falsa segurança. A separação, mesmo sendo desejada, deixa marcas na pessoa que nem o tempo consegue apagar! E não se iludam aqueles que acham que se tornaram mais felizes e que não sofreram durante a travessia do processo separatório, a sensação de felicidade adquirida, nada mais é do que uma defesa do coração para compensar os traumas antes adquiridos com o relacionamento.
                 Chegar à decisão definitiva de separar é muito difícil e precisa ser muito bem pensada, não adiada, mas sim, calculada com todos os prós e contras, o medo é um mecanismo de defesa, mas pode ser um fator desmotivador se utilizado em excesso! A grande pergunta que ronda a pessoa é: “Como vai ser depois da separação?” isso só o tempo vai lhe responder! O importante é pensar na vida e no que lhe faz bem! É preciso entender que a estrada é longa e precisa ser caminhada! Por isso viver, sozinha ou acompanhada, não importa! Os traumas virão, mas as alegrias e o prazer também!

6 comentários:

rafael fernandes disse...

Por mais dificil que seja uma separacao,nunca vi ninguem morrer de amor...nao esquecemos um verdadeiro amor de uma hora para outra,e sim aprendemos a viver sem ele..."Vamos nos permitir"...

rafael fernandes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marí disse...

Esse fim de semana ouvi da minha amiga que foi casada 10 anos que é um ato de coragem separa esta a poucos meses mais certa que opto pela felicidade, e mais um vez concordo só pessoas corajosas toma essa atitude pessoas medrosas se esconde falando de um “tal amor” amor no qual já se foi a tempo e junto o respeito a confiança e outros coisas que ficaram pelo caminho e um sentimento de posse no qual eu desprezo.eu creio que é preciso ter desapego e leveza e sabe que outro opto por você e ter
sossego. Calmaria “e encosta no seu peito e se isso for algum defeito por mim” rs Quando esse sossego não existe passo da hora de dizer “tchau” como já dizemos em outros comentários. e quanto mais vivo mais penso que no dia que sentir que minha felicidade esta inteira em outro pessoa que eu tenha a coragem de seguir meu rumo só, as pessoas fracas aposta toda felicidade na outra por medo de sozinha não conseguir se feliz e assim fica juntos e infelizes sem sabe que sempre ha um recomeço morre de amor ninguém morre, ouvir hj da Rita e Manu que doe muito o coração e perde-se muitos quilos srsrs mas que no fim saíram mais fortes e mais inteiras e mais mulher e pronta para outro amor coisa no qual admiro isso nas duas.quando o meu bem se foi eu não tiver opção de luta por ele porem me perguntaram como conseguir seguir ,sorri e viver e resposta e única não tenho opção ou melhor tenho duas ser feliz e seguir por ele ou enlouquecer só. então creio que ha sempre uma opção por mais difícil e dolorosa que seja a separação.

moreninha disse...

Faço das palavrasdo Rafa as minhas!! ja fui casada... nos desgastamos tanto no casamento que nao houve tanto sofrimento com a separação... mas a vida continua... temos que lutar para sermos felizes e encontrarmos alguem que faça a diferença em nossa vida!!!
Ruth Alves

Unknown disse...

Rafa,
Costumo dizer que dor de amor não mata, nos fortalece para um outro amor!

Mari,
certamente a opção escolhida por você foi a de viver, não é do seu ser fica sentada esperando o tempo passar ou colocar as coisas no lugar, vive e sei que seu coração é de ouro.

Ruth,
O tempo passou e você está de pé, isso é o que vale, valeu o seu relaciomnamento anterior, mas agora a vida lhe dar outra possibilidade. aproveite e seja feliz.

André mantena

Anônimo disse...

André,
É importante se libertar dos fantasmas do passado..a vida segue!
Beijo*
Rita de Cássia