sexta-feira, 15 de julho de 2011

O que é o amor?

                                     
                Tenho falado muito de amor nos meus textos, até porque, ele é que impulsiona minha vida e as minhas relações. O amor move o mundo. O amor constrói mundos, mesmo assim, falei do amor sempre “am passam”, mas hoje presenciei uma cena muito interessante que também me motivou a escrever sobre o amor.  Digo também, porque alguns comentários no meu blog já me sinalizavam para escrever referido tema.
                 No ônibus 373.2 itinerário: Rodoviaria-Samambaia Norte, nos bancos a minha frente havia um casal de namorados, ele aparentando dezesseis anos, ela mais novinha, acredito eu, um a dois anos mais nova que ele. Como sempre estava atento e a procura de tema para compartilhar e debater com vocês. Percebendo o envolvimento amoroso dos dois adolescentes, fiquei vasculhando meu velho baú de inquietações para não perder nada.
                Entre leves caricias, (permitidas pela ocasião e o lugar) ouvir algo que me deixou maravilhado e mais pensativo ainda, a garota falou para o seu amado, “Eu sempre soube que te amaria, desde a primeira vez que te vi” palavras fortes para uma garota de quase quinze anos! Lembrei da minha pequena Naná e me perguntei, será que ela já passa por isso, será que ela saberá passar por isso? O tempo me dirá! Voltemos ao assunto principal.
                  Aquela declaração de amor provocou em meu ser uma revolução pensante. Que sentimento é esse que se chama amor? Que força é essa que constrói e destrói castelos, que arrebata agente e nos faz reféns do nosso próprio coração? Lembrei da musica do SPC. “Que se chama amor/tomou conta do meu ser/dia a dia, pouco a pouco/já estou ficando louco/só por causa de você.”
                  Aquele casal de namorados, provavelmente não se conhecia, ela tinha desde o seu nascimento, uma historia que certamente não passaria por ele. Ele também nasceu, cresceu sem ter conhecimento da existência dela, até que um dia o destino, sabe-se lá, se já traçado ou não, os coloca frente a frente e desse encontro nasce esse complexo simples sentimento chamado amor. Agora um diz não saber mais viver sem o outro, o outro diz que tudo que ele tem e o amor dela. Que sentimento é esse? Que força é essa?
                  Eu sempre me perguntei que coisa é essa que me faz querer ser os pensamentos da minha nega, só pra ter certeza do amor que ela sente por mim. Será que amor é egoísmo?  Será que amor é ser metade, sempre esperando o complemento do outro? Tenho no blog um comentário de minha amiga Rita onde ela diz ser muito intensa quando se envolve amorosamente! Será que amor é se jogar da beira de um precipício? Ela ama e intensamente, vive intensamente, isso a faz feliz!
                   PRA VIVER EU SO PRECISO DE VC... PRA SER FELIZ EU SO PRECISO TE MERECER, PRA SER MELHOR TEM QUE ACONTECER DENOVO EM OUTRA VIDA, PRA NAO CHORAR PRECISO TANTO DESSE AMOR"         
                      Esse trecho pertence a uma musica da dupla, Jorge e Matheus, o transcrevi exatamente igual à forma postada no comentário da minha nova amiga, Morenáh, esse trecho fala profundamente do amor e o que ele representa para um casal apaixonado. Agora, nos remete a questão, “Pra ser feliz eu só preciso ter você?” Morenáh namora meu amigo Rafa, certamente, quando eles nasceram o plano astral havia estabelecido todas as coordenadas, para que em determinado momento de suas vidas eles se encontrassem. Bom, acredito nisso!
                      Aquele casal de jovens namorados, a minha amiga Rita de Cássia que ama intensamente e os meus amigos Morenáh e Rafa, com toda a certeza, não sabem explicar o que é o amor e onde ele vai dar? Mas vivem felizes com tão intrigante sentimento.  O amor é cantado, declamado, amado, mas nunca explicado! Uma hora agente chora, em outra agente sorrir, sonhamos e aprendemos que não sabemos nada sobre ele. Eu escrevo, componho canções, penso,penso, penso, e não sei descrever o amor. Isso é mágico!
                      Dizem que o amor é abstrato, mas volta e meia, nos pegamos dizendo que dói amar. Abstrato? Amor é isso que eu e você que ler esse texto agora sentimos, já não está dando uma vontade de ligar ou falar com a pessoa que amamos? Faça isso! Pergunte para ela o que é o amor? Não escrevi o que é amar? Porque no meu ponto de vista, amor não é substantivo, a palavra amor é verbo! Verbo vida, verbo amar, intransitivo, intransigente, liberal e flexível! Amor, verbo de gente como agente. Responda-me, o que é o amor?

6 comentários:

Marí disse...

André meu amigo falasse muito de amor amor amor com toda essas redes sociais porem e vive-se pouco esse amor, e essa tal exposição e tão grande que conheço milhares de casais bonitos na foto mais amores cheios rancores e dores maus resolvidas e como se diz: moldura bonita não salva quadros ruins” e eu com toda a minha sinceridade peço já mais ama assim a tal ponto de não te amor próprios e revoltante o que mulheres se sujeita em nome desse tal “amor” que ela gritam da boca pra fora e cala por dentro. e só desabafo mesmo e fala mulheres nosso primeiro e ultimo amor e amo próprio lembre sempre disso. E quanto amor e ele existe e amor ele e real tal milhares de poeta que gritão esse amor..

“O amor é quando a gente mora um no outro”
Mário Quintana


Tão bom morrer de amor e continuar vivendo.
Mário Quintana

Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarzinho, Amada..

Ficaria tardes e tarde falando desse amor que me move ...

Porem acredito o amor é feito de matéria sutil, e seu alicerce é justamente a impossibilidade de “ter” o outro. Quando o outro não está garantido, fazemos mais por ele. É sempre tempo de cultivar a delicadeza.

o amor é feito de presenças e faltas. E é na falta que se apura a vontade de estar junto. Acordar juntos é gostoso; acordar com saudade também. É que outra essência do amor é a liberdade: é preciso espaço para ele crescer confortável.

E assim a possibilidade de ver a pessoa amada se apaixonar de novo deixa de ser ameaça para ser sorte: pode ser por você a paixão. O encantamento que renasce muitas vezes...
Há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que nem eu mesma compreendo. Sou uma exaltada, com uma alma intensa e uma alma que não se sente e sentem saudade... Haaaaaaaaaaaaaaa o AMOR ....

Anônimo disse...

André, já dizia Marina Lima, na música "Pessoa".

"...Eu sei que o amor é bom demais
Mas dói demais sentir"


e como diz Chico Buarque: "Para o amor não tem receita."

Eu experimento o amor e o transformo naquilo que sei fazer de melhor...AMAR do meu jeito, eu sei que,as vezes errado, impulsivo..rs, mas vigoroso!

Abraço querido,
Que o amor floresça sempre em sua vida.

Rita de Cássia

Anônimo disse...

Ah..esqueci de dizer!
Você deu uma nova energia para o meu dia...obrigada!
BeeeijoOoO*
Rita de Cássia

moreninha disse...

Amor... verdadeiramente o amor e um sentimento que dificilmente alguem conseguira coloca-lo nun papel....mas sempre vamos tentar interpreta-lo... tem um filho.. e por ele eu faria e faço qualquer coisa...sei que o que sinto por ele como outras mães e pais sentem pelos filhos e amor... e por causa desse sentimento e que defendo ele, e que faço tudo que estiver ao meu alcançe por causa dele, e por causa desse amor tbm que corrijo o meu filho... amor e isso e querer estar perto e querer felicidaes pra ambos, e querer dar e receber carinho, e poder dividir todos os momentos sejam la els bons ou ruins, mas o seu amor tem que estar ao teu lado, e se tratando de filhos amar e corrigir tbm! Ha o amor... e base de uma vida melhor... Eu e o Rafa podemos dizer que o amor estar entre nos, pois nem memso a distancia , o ciumes, e tantas outras coisas poderam nos separar,o amor e que dar forças pra lutarmos por alguem ou algo que tanto desejamos!!! André... muito obrigada por colocar tanto amor nas suas palavras... isso fez bem pra Rita no comentario logo acima.. fez bem pra mim... e tenho certeza que fará bem a todos que lerem seu blog!!
mil beijos... Ruth Alves

Unknown disse...

Mari, Rita e Ruth.
O amor é algo que não conseguimos explicar, mas é muito gostoso de sentir, dá sentido a vida, colori nossos dias,bom, essa é uma visão poética do seu ser, mas ão dar para negar que vocês amam e vivem profundamente o amor. Mari, um dia ele chegará para você

Marí disse...

Pois seu André eu ele ainda voltaremos a no encontra em um viela qualquer, enquanto não vem sonha-se acordada.... Porem sempre a sentir . Prova. Viver ..Eu gosto do risco. Dos que arriscam. Tenho admiração por quem segue o coração. Acredito nas pessoas livres. Liberdade de ser. Coragem boa de se mostrar. Dar a cara à tapa. Eu sou assim: vivo para sentir.

E me distraio no caminho e descubro uma nova trilha, Se você não se distrai, o amor não chega, o acaso vira espera e sufoca, a alegria vira ansiedade e quebra o encanto doce de te surpreender de verdade.

Acredito em coisas sinceramente compartilhadas. Em gente que fala tocando no outro de alguma forma. Você e uma dessa pessoa todo amor que houver nessa vida pra ti.