quinta-feira, 14 de julho de 2011

Arrependimento, do que fizemos ou do que não fizemos?


     Começo a escrever esse texto, sob uma saraivada de inquietações. Neste momento, presencio uma conversa movimentada aqui na sala de lanche da empresa que trabalho. O assunto quente jogado aos quatro cantos da sala era sobre, “se arrepender do que se fez, ou do que não se fez?” o bafafá estava incontrolável, de um lado, a turma do se arrepender do que se fez, e do outro, a turma do se arrepender do que não se fez. Escutei muita coisa que me fizeram refletir e atiçar o meu velho baú de minhas inquietações.  
          Acreditem! O texto começa a nascer agora. Ouvir de tudo e todos os tipos de argumentações para justificar e atestar os dois lados da moeda, assim, decide cá com os meus botões trazer para vocês essa gostosa polêmica.  Nós devemos nos arrepender do que fizemos ou do que não fizemos? Essa pergunta é muito profunda e vai de encontro a tantos dogmas e paradigmas enraizados nas nossas consciências e principalmente nos seios da sociedade. Abrir o coração e falar verdadeiramente do que nos arrependemos, é muitas vezes, abrir uma ferida que há tanto tempo está cicatrizada.
          Ouvindo toda aquela discussão sobre arrependimento, eu me lembrei de uma cena do filme “Ghost, do outro lado da vida” até hoje, sempre que esse tipo de assunto vem à tona, eu recordo dessa cena.  Vocês se lembram do filme “Ghost”?  A personagem Sam Whet vivido por Patrick Swayze, quando estava vivo, nunca falou “eu te amo” para sua esposa Molly Jensen interpretada pela belíssima Demi Moore.
           Quando Sam morre e volta para tentar se comunicar com sua amada, ele pede para a vidente falar para a Molly que ele a ama muito. Até aquele momento, Molly estava acreditando que Sam, realmente estivesse se comunicando com ela, mas ao ouvir referida declaração, ela caiu em si e mandou à vidente ir embora. Sam por sua vez, arrependeu-se amargamente por nunca ter falado "eu te amo" algo tão simples e tão significativo para um ser que ama e é amado.
           Sam lembrou que sempre que Molly dizia “eu te amo”, ele repetia “Idem!” moral da história, Sam se arrependeu por não ter feito algo! Mas quantas pessoas também fizeram escolhas e tomaram atitudes erradas e hoje se arrependem? Quantas escolhas de emprego? Quantas escolhas de curso na faculdade? Todas erradas e carregadas de uma imensa carga de arrependimento.
           Nessa conversa que eu presenciei hoje, alguém disse que era melhor se arrepender por ter feito do que por não ter feito algo! É impossível não se lembrar da musica “Epitáfio” Devia ter amado mais/ter chorado mais/ter visto o sol nascer/devia ter arriscado mais/e até errado mais/ter feito o que eu queria fazer...  Parece que a galera do grupo Titãs está querendo mostrar que se arrepender do que não se fez dói mais do que o arrependimento contrário!
           Ai me vem à cabeça a seguinte pergunta, Será que Cazuza, Renato Russo e minha saudosa Cássia Heller se arrependeram de terem feito tudo? A resposta nunca saberemos, por outro lado, precisamos tomar decisões, como saber se serão corretas ou não? Quando eu penso que já me decidi e qual partido devo tomar, começo a escutar nos meus pensamentos, um famoso refrão que diz, “Se chorei ou se sorrir/o importante é que emoções eu vivi”.
          É o eterno rei Roberto Carlos, nas entre linhas nos dizendo que, se fizemos ou não fizemos algo, devemos levar apenas as emoções, elas na verdade, são tudo que conta nesta vida!
Se arrependa, aprenda e caminhe para frente, viva, arrepender ou não se arrepender, não podemos prever. Eu já me arrependi de beijos não roubados, me arrependi de ter deixado a Bahia, mas volto à canção dos Titãs, “O acaso vai me proteger/ enquanto eu andar distraído.” e ele me protegeu, conheci a minha nega e conheci o mundo nos braços dela. Arrepender-me-ia mil vezes se fosse preciso. E vocês se arrependem do quê?

3 comentários:

moreninha disse...

Andre... vc me colocou contra mim mesam neste texto... vou explicar... sempre disse que nunca me arrependo peelo que faço e sim do que deixei de fazer... mas lendo seu texto percebi o quanto eu era egoista em falar isso ... pois querendo ou nao a gente sempre se arrepende de algo... e quando nos arrependemos nos tornamos humildes... como foi bom ler seu texto hoje!

Lilia Tavares disse...

Melhor se arrepender doq ue fez. do que não fez. Digo, afirmo e defendo. Se fez e deu errado vc pode tentar concertar, agora se não fez, nunca vai saber o que teria acontecido.

Anônimo disse...

André, para cada situação existe um contexto.
A vida é movimento e estamos vivendo sempre novos desafios, precisamos nos aventurar naquilo que estamos sentindo..não há regras no jogo da vida...A gente tem que se arrepender daquilo que deixamos de fazer...Tudo é experiência e ela pode ser de grande valia em nossas empreitadas.
Bom domingo,
Abraço
Rita de Cássia