quarta-feira, 6 de julho de 2011

“Aquela canção”

                            
              Agora a pouco voltando para casa, ouvir uma canção tocando e fui levado a pensar como é mágica essa relação; musica e lembranças. Já ouvir muitos relatos sobre o poder que a musica tem sobre as pessoas e seus sentimentos. Por muitas vezes num bate papo descontraído, com minha esposa ou até mesmo com amigos, ouvir histórias relacionadas e trazidas à tona apenas porque uma canção tocou naquele momento. Eu tenho uma forte ligação com A canção “Depois do prazer” do grupo SPC, minha nega e eu adoramos essa canção.  Foi um tempo maravilhoso e novo para nós dois.
              É impressionante, basta essa canção tocar, que realmente, o ano de 1997 vem feito brisa no nosso rosto, ai, esquecemos de muita coisa, que na atualidade nos complica e voltamos no tempo e pensamos que vale apena, recomeçar e seguir em frente. É mágico saber que basta ouvi-la e viajamos no nosso primeiro beijo, mesmo essa canção tendo aparecido três anos após termos nos conhecido, ela me faz sentir que amo mais, que tenho até mais paciência do que normalmente tenho se é que isso seja possível?
             Assim como acontece comigo e minha esposa, outras pessoas também sofrem, gostosa influencia da musica. Amores de uma noite de verão, frases perdidas nas vielas do tempo, olhares apaixonados e solitários, tudo isso vem à tona, quando se escuta “aquela musica”. Quem nunca virou para um lado e para o outro, parecendo estar procurando algo, e não se deu conta que foi apenas aquela canção especial para você que tocou?
           Você sorrir sem querer e deixa o olhar vagar perdidamente, uma paz invade o ambiente e você apenas, pensa, lembra e sorrir, você até chora! Mas a canção continua tocando, não importa o local, o dia, o mês, o ano, o século que você está. Você faz uma viagem de volta para um lugar, que só a musica conhece. Um lugar chamado, Tempo bom! Pense bem, você não já se pegou dentro do ônibus ou no carro indo para o trabalho, faculdade e de repente, a canção toca e você não consegue segurar a emoção e tudo a sua volta muda de cor.
           Como minhas conversas informais motivam meus temas, ouvi algumas historias e fiquei fascinado. Certa amiga baiana me confidenciou que quando ouvi “Por um minto” de Bruno e Marrone, o espaço tempo de quase duas horas que separam Brasília-Goiânia, se transforma em nada. Ela viaja para um tempo, onde havia um alguém especial, um sentimento especial. Um canto bom de sua vida, um canto que vem à tona quando a canção toca.
           É engraçado porque até os “brutos”, aqueles que juram não se ligarem neste lance de sentimentalismo, também se rendem a magia da musica. Meu cunhado Ribamar, por exemplo, tem uma reação diferente, mas ainda sim, uma reação levada pela emoção. Toda vez que toca a musica “Epitáfio” do grupo Titãs, o cara de quase cem quilos cai por terra aos prantos. Essa canção foi a canção que a mãe dele, “dona Scheila” cantou indo para sala de cirurgia de onde nunca mais voltou.
           Sei que até hoje essa cena vem à tona em sua cabeça, uma mulher que sabia curti como ninguém a vida. Ironicamente, propaga versos de uma canção que atestava justamente o contrario do que ela foi em vida. Ela viu o sol se por, porque era carioca de alma, chorou muito, sorriu muito, se preocupou só com o que tinha jeito e por isso não se preocupava muito.  Fazia o melhor macarrão do mundo, é bom lembrar, foi ela quem me ensinou a fazer o meu famoso macarrão, a receita era dela. Ensinou-me a comer alho também, acho importante lembrar, sou muito chato para comida.
           Perceberam que a musica é tão mágica, que agora percebo que essa canção me faz lembrar a “dona Scheila” também! A canção importante para o meu cunhado Ribamar, na verdade também é importante para mim.  Tenho certeza que à medida que você vai lendo esse texto, está agora pensando na sua canção especial. Uma leitora e seguidora desse blog, uma vez relatou que não suportava a dupla, Jorge e Matheus, mas após conhecer e de tanto ouvir um amigo cantar as canções deles, ela passou a gostar da tão odiada dupla.
           Há uma canção chamada “Um dia te levo comigo” da citada dupla, que segundo ela, marcou a sua amizade com esse amigo, ela disse que ele elogiava muito seus olhos e seu sorriso, para ele, era a combinação perfeita da beleza, a canção começa com o seguinte trecho,” Não dá prá esquecer seus olhos.” de lá pra cá, toda vez que ela escuta essa canção, vem à tona também,” Um tempo bom da sua vida” certamente, segundo o relato dela, esse amigo também deve se transportar para os momentos em que estiveram juntos dividindo segredos e jogando conversa fora.
          Poderia ficar aqui por horas relatando experiências e historias em volvendo musica e sentimento. Mas acredito que despertei em vocês um sentimento bom, nostálgico, procurem no baú de suas lembranças, as canções especiais e recordem, fará bem a todos. 

10 comentários:

Jana disse...

Cadê minha música? Beijos

Patty Rio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patty Rio disse...

Simplesmente lindo! Sabe...para cada momento marcante da vida há uma música que interpreta perfeitamente a ocasião. Muitas músicas já marcaram minha vida(por mais que não pareça), no entanto, uma das que mais me marcou foi: "Amigo apaixonado" - Victor e Léo.

Anônimo disse...

O meu baú é cheio de canções que traduzem em versos as minhas dores e alegrias..Adoro ouvir Blues, Jazz, Classic Rock, Cazuza, Marina Lima, Rita Lee, entre outros. Em particular, uma música marcou muito uma época da minha vida foi "Dont Know Why" - de Norah Jones...Foi incrível, marcante..jamais vou esquecer este dia, este momento lindooo!!!
***
Adoooro "Infinita Highway" dos Engenheiros - tem o cheiro da minha juventude, das festinhas com os amigos!
***
"50 receitas" do Leoni tbm marcou a minha vida...várias noite de choro inteeenso!!! rs
***
"These Days" - do Bon Jovi também é muito forte na minha vida!
***
Nostálgicamente falando...Boys don´t cry - do The Cure faz meu coração bater mais forte ao lembrar de uma época linda que foi os anos 80!!!
***
E por fim...não podia deixar de falar da Diva, da Rainha "Janis Joplin"..ela é a trilha sonora da minha história...me faz rir, chorar, refletir...entre algumas tem: "Cry Baby", "Maybe", "Piece of my heart", "Try", A woman left lonely", "Ball and Chain" e "Me and Bob McGee"...cada uma com sua particularidade e igual importância!

Abraço,
Rita de Cássia

Unknown disse...

Meninas,
A musica nos transporta para perto de Deus! Isso é fato, assim como nos liga a outras épocas de nossas vidas!
Abraços,
André mantena

Marí disse...

“A música produz um tipo de prazer sem o qual a natureza humana não pode ficar”

Minha vida e poporrir diário nem tem como cita respiro musicas todos os dias a vida fica mais leve mais colorida mais cheia de vida e sem fala em dançar que tão bom acalma o coração trás alegria e sem fala nas moda de viola ooooo butecoooooooo chego sinto gosto do limão e do sal kkkkkkkk hooo e um violão um fogueirinha tem nada melhor não e bom demais músicas muita musicas em nossa vidas André! Amores vão mais elas fica pra relembra pra mata a saudade e tão bom e sofre com gosto rsrsrs e sentir com toda intensidade amo musica do fundo de minha alma!!!!

Lilia Tavares disse...

É muito bom. A música nunca vai párar de tocar, por que sempre haverá um momento "flash back" e as lembranças vém a tona. Tenho uns bons momentos recente em minha mémória. " A vida passa tão sem graça mas quando vc está perto fica tudo bem..." Beijos.

moreninha disse...

"PRA VIVER EU SO PRECISO DE VC... PRA SER FELIZ EU SO PRECISO TE MERECER, PRA SER MELHOR TEM QUE ACONTECER DENOVO EM OUTRA VIDA, PRA NAO CHORAR PRECISO TANTO DESSE AMOR"

E a musica em todos os momentos de nossas vidas, esse trecho ai que citei se trata da musica do Jorge e Matheu... citada por meu namorado, a musica que dedicou a mim quando reatamos o nosso namoro depois de 6 meses separados... hoje ouvindo varias vezes percebo o quanto ela fala dos nossos momentos longe um do outro... quantas vezes ligamos um para outro faalmos do nosso amor... choramos e memso assim nos envolvemos com outras pessoas nos machucamos com palavras tortas, mas a cada cançao que ouvimos não conseguiamos esquecer dos varios momentos que passamos juntos e que se tornaram a base para termos a certeza de que mereciamos dar uma nova chance pro amor que havia entre nos... hoje estamos felizes... muitos felizes e podemos dizer um outro o trecho da musica "PRA SER FELIZ EU SO PRECISO DE VC"

riba disse...

Quase 100 quilos e ainda por cima, bruto???
Vc é uma autarquia das letras, uma pessoa muito pensante, q passas o tempo à pensar pensamentos pensativeis. E fico muito feliz em pensar q mesmo em pensamentos, lembras de mim! rsrsrs
Show de bola meu cunhado pensador!!!

Marí disse...

“Esquadro” de Adriana Calcanhoto.... Me apaixonei perdidamente pelo um do meus melhores amigos daí sem sabe como agir pensei com vou conquistá-lo ???sem assustá-lo?? então compre outro tel no caso na época não era fácil como hj com tantas opções de chip rsrsrs e comecei a manda mensagens pra ele. e ficamos nessa brincadeira eu me declarando e ele curioso em sabe quem era a pessoa que o conhecia tão bem tempo foi passando eu sem coragem e todos os dias mensagens e mais mensagens, e em um noite ele pediu pra ame liga mais não podia pq ele conhecia muito bem minha voz, era anos de amizade lições e contato ele iria reconhecer minha voz na hora. daí já era tarde da noite e depois que dele insistiu muito eu disse que atenderia porem não ir fala ele podia fala e no meio da brincadeira como era tarde ele disse q ir canta pra eu dormir então toco e junto meu coraçãoooooo acelero eu ouvi aquela voz linda falando um monte de coisas lindas daí na hora que disse que ir canta coloco ao fundo Adriana Calcanhoto : e não canto que bom porque não cantava bem rsrs e ate hoje quando escuto ...

“Pela janela do quarto
Pela janela do carro
Pela tela, pela janela
Quem é ela? Quem é ela.....

Acelera novamente o coração!!!!! Eu contei quem era eu ele sorri e gosto da surpresa e anossss de muito historia .. O resto da historia fica pra outro postagem no blog RS