segunda-feira, 25 de julho de 2011

O segredo precisa de um amigo

                                          
               O texto de hoje é uma sugestão de uma grande amiga chamada Simone Mateus. Simone conversava comigo sobre a felicidade que ela estava sentindo por ter comprado seu novo carro. A conversa desenrolava-se tranquilamente, quando ela me perguntou se eu não queria comprar um também? Falou-me que carro hoje em dia, já não era artigo de luxo e sim, algo necessário para quem tem família.  Expus a Simone meus planos e que primeiro eu teria que voltar para a auto-escolar e enfrentar novamente o chato processo para a aquisição da Carteira Nacional de Habilitação. Foi ai, que a conversa tomou outro rumo.
                Falei para Simone que eu já havia enfrentado todo o processo para a aquisição da Habilitação, porém por questões pessoais vividas naquela época, eu não pude finalizar o exame prático. Simone quis saber mais sobre o motivo que me levou a não finalizar o exame prático, da minha justificativa, nasceu o tema: “O segredo precisa de um amigo” comecei a relatar os fatos ocorridos à época das minhas aulas na auto-escola, foi um processo realizado em segredo absoluto, não contei nem mesmo para a minha esposa. Esse foi o meu grande erro.
                Desde o inicio do curso de direção, eu sempre inventava alguma situação referente ao trabalho para poder ficar tranqüilo e não levantar questionamento de minha família, foi assim durante todo o processo até o dia do exame prático. Eu naquela época já havia comprado um carro, um Monza verde metálico, l.8, o bicho andava muito, no dia do exame resolvi ir com ele para não perder tempo. De lá ainda iria para o Setor P. Norte, queria chegar de carro e dizer a grande novidade para minha nega. Eu só tinha me esquecido que minha mulher estava grávida, prestes a dar a luz a pequena Mel, só naquela semana, minha mulher havia dado uns quatro alarmes falsos e com certeza, o derradeiro e verdadeiro viria a qualquer momento.
                 No sábado, 09 de outubro de 2004, lá me vou para a prova prática, aguardei por quase duas horas, até que chegou a minha vez, entrei no carro e me preparei como mandava o protocolo, os examinadores me deixaram bastante a vontade, iniciaram uma conversa para descontrair e lá fui eu. Tudo corria perfeitamente bem, eu seguia a risca tudo que me era solicitado, quando já estava retornando para o estacionamento do DETRAN, o inesperado aconteceu. Minha mulher me ligou desesperada dizendo que a bolsa havia estourado e que ela entrara em trabalho de parto.
                 O detalhe de tudo é que eu atendi o celular no meio do exame prático de direção, quando dei por mim, a vaca já tinha ido para o brejo! Só lembro que fiz: duas ultrapassagens não autorizadas sem eu ter dado seta, seguir adiante na placa "Pare", não dei preferência a quem vinha a minha esquerda, sem falar que eu dirigir apenas com uma mão, porque a outra estava ocupada segurando o celular. Conclusão: não tirei a carteira e fiquei queimado na auto-escola e a Melzinha só foi nascer na terça-feira, 12 de outubro às 06h30min da manhã.
                 Depois do ocorrido, minha mulher disse que se eu tivesse participado aquele segredo, ela buscaria a ajuda de outra pessoa da família e só ligaria para me avisar quando estivesse tudo encaminhado. Não me desculpo até hoje por não ter compartilhado com ela algo tão importante. Minha amiga Simone após ter escutado toda essa resenha também me disse que eu deveria ter falado pelo menos para a minha nega, neste caso o meu segredo precisou de amigo e não teve.
                  Foi assim que esse tema surgiu, com essa frase da Simone Mateus: “O segredo precisa de um amigo” após a conversa fiquei a matutar por alguns minutos e lembrei algumas situações em que certamente, se o segredo tivesse um amigo, a pessoa envolvida não passaria apuros. Certa ocasião um conhecido quis fazer uma surpresa para sua nova namorada no dia do aniversário dela, ele montou um verdadeiro aparato para que a surpresa desse certo.
                  Ele havia planejado levá-la para um grande fim de semana romântico em um chalé em Caldas Novas, acontece que esse referido amigo, planejou tudo sozinho, não falou com nenhum de nós do ciclo de amigos da Universidade. Normalmente, o chalé que a galera se hospedava era de um conhecido nosso.  Sempre alguém viajava para lá, como era de costume. No final de semana esperado ele pediu para que a namorada dele, que era nossa amiga, não planejasse nada de sexta a domingo, que aquele final de semana seria o presente dela.
                   Quando eles chegaram a Caldas Novas e foram se hospedar no chalé, veio à grande decepção, outro casal, pai e mãe da aniversariante estava hospedado lá. Ela havia escutado ele dizer que gostaria de um programa familiar, mas como estava no inicio do namoro, não tinha coragem para convidar os pais delas para um programa para comemorar o aniversário dela. A idéia inicial era essa, mas ele mudou os planos e resolveu viajar só com ela, tarde demais! Ela já havia conversado com o dono do chalé que por sinal, acabou revelando o nome de quem solicitou o imóvel. Foi a senha para que ela inventasse a surpresa e também convidasse os seus pais para o frustrado fim de semana romântico.
                    Na segunda-feira seguinte ao evento, ele apareceu na Universidade, muito P da vida, se preparou todo, montou todo um esquema e não deu em nada. Eu e mais alguns amigos sabíamos dos planos dela, mas não imaginávamos que ele planejava algo semelhante para o referido aniversário. Conclusão: o segredo dele também precisou de um amigo e não teve. Porém há casos que  dividir um segredo pode salvar uma história. Quem nunca foi salvo por um amigo apenas pelo simples e profundo fato de saber de algo e quando percebeu a que a situação sairia do controle da parte envolvida, entrou em ação e salvou a situação? Quem nunca salvou alguém de uma roubada, só por compartilhar algo de muito sério e importante?
                 Minha amiga Andressa disse: “quando contamos um segredo nosso a alguém, ele deixa de ser segredo e passa a ser informação compartilhada” ela tem lá sua razão, mas acredito que o que faz um segredo é a sua natureza, a sua essência, um fato, uma história compartilhada por um único ser, muitas vezes pede socorro, pede um amigo. Vivemos em total interdependência social e humana, somo seres integrantes de uma teia invisível, mas que norteia nossa vida. Quem de nós tem realmente algo que só nós mesmos sabemos?
                O que é nosso e vem de nós, não é segredo e parte de nós!  Precisamos pensar que com base nessa interdependência social e humana, se faz necessário dividir algumas coisas que lá no futuro poderão necessitar de ajuda. O fato de uma ou mais pessoas saberem de determinado assunto, não diminui sua importância. A responsabilidade com que se encara e respeita o segredo é o que norteará a sua existência. Eu sou da opinião de que o segredo realmente precisa de um amigo. E você, o que pensa? 

6 comentários:

Anônimo disse...

André,
Ao compartilhar o segredo com um amigo a pessoa fica mais aliviada, a carga diminui (disse um amigo meu). Eu concordo com ele. Além do mais, é honroso para o amigo saber que ele foi o escolhido, porque compartilhar um segredo é a manisfestação da confiança, credibilidade, amizade depositada no outro...
Agradeço àqueles que acreditam e confiam em mim, obrigada!
Beijo,
Rita de Cássia

Lilia Tavares disse...

André eu te entendo.
Quando criamos espectativas a nosso repeito a putras pessoas a pressão almenta e a responsabilidade também.
No seu caso houve um erro de percurso e uma falta de malandragem de sua parte, devia ter desligado o celular. Mas nunca é tarde, tire sua carteira e vai fazer uma das melhores coisas da vida ... DIRIGIR
BEIJOS

moreninha disse...

Verdadeiramente segredos necessitam de um amigo... ja passei por momentos mentive segredos guardados so pra mim... e quando tudo veioo a tona nao tive ninguem pra me ajudar nem memso com um conselho pois era tarde demais pra se pensar em fazer alguma coisa.. e ja presenciei conhecidos passando por cituaçoes semelhantes.. como minha vó sempre diz nada acontece em nossas vidas que se fica oculto pra sempre... entao um dia ou outro alguem vai saber. HOje graças a Deus tenho pessoas em quem confio e que posso contar meus segredos, namorado , amigas que me fizeram dar a eles um voto de confiança e que sempre me ajudam nas horas deficies!!!
Ruth Alves <>

Marí disse...

O segredo sempre precisa de um amigo André porque e preciso alivia o coração então só dividindo o fardo. Tenho um ciclo de amigos muito forte escolhidos a dedo chego a arrupia de tão forte só de falar deve se de outra vida isso. Perdemos um mais não nos enfraqueceu nos fortalecemos uns nos outros e base do Alicerce que me mantém de pé. depois da família são eles. Agora vem a parte engraçada porque somos meninas e meninos então tem segredos contado pra uns que não e contado pra outros e tínhamos um casal que contava um pra outro no fim todos sabem. E engraçado mais Tb escolhemos o que conta pra quem.. Mais no fim todos sabem e um ciclo que um sempre tem outro q confia mais conclusão todos sabem rsrs e nós nos reunimos freqüentemente e abrimos coração choramos e pedimos ajuda e tipo um terapia em grupo, fazemos isso na rua no bar em casa na varanda e sempre flexões profundas então afirmo o segredo precisa de um amigo. Ou dois o três depende de que grau de intimidade.

Unknown disse...

Rita,
Seu comentário foi perfeito e profundo, acredito que você seja uma ótima confidente! muitos segredos ainda passarão por vc! rsrsrs.

Lilia,
Realmente eu dei mole, deveria ter desligado o celular, mas vamos em frente. você sabe que és uma grande amiga para mim e com isso, está fadada aos meus grandes segredos (rsrsrsr)

Unknown disse...

Mari,
Não somos seres isolados e sempre necessitaremos de um ombro ou ouvido amigo, a vida me presenteou com a sua amizade e espero que possámos confiar um no outro.
abraços,

Ruth,
Dia a dia, vejo crescer nossa amizade e consideração, não somos apenas blogueiros, somos confidentes virtuais, (risos) todo mundo precisa de um baú em forma de amigo para dividir nossos segredos.
Abraços,