terça-feira, 13 de setembro de 2011

O verbo perdoar e sinônimo do substantivo reconciliação

                        
                          O tema de hoje, terça-feira, 13 de setembro de 2011, foi-me solicitado por uma figura especial, minha amiga, Alessandra Felix. Eu e ela, normalmente conversamos muito sobre musica, temos um gosto muito parecido, ela tem me mostrado muita gente nova e boa, gente que faz uma musica de responsa! “Teatro Mágico, Bruna Karam e uma galerinha invocada, coisa fina mesmo”. Diferente de tudo que eu e ela costumamos conversa. Iniciamos hoje, um papo cabeça a respeito do “Perdão” palavra forte e de sentido mais forte ainda!
                        Começamos a nos questionar se alguém perdoa outro alguém de verdade? E que diferença o ato de perdoar tem na vida de uma pessoa? Perguntas que ricochetearam tanto em meu intimo quanto no dela e ficaram vagando na nossa incompreensão! Será que agente perdoa de verdade? Será possível perdoar sem esquecer o que nos fizeram?  Tantas e quantas vezes nós ouvimos as pessoas falarem que não conseguiram perdoar justamente porque não conseguiram esquecer o motivo do ocorrido?
                         Será que para se perdoar de verdade, faz-se necessário esquecer a razão da magoa?  Como conviver com a lembrança de uma traição, seja ela, amorosa, no campo da amizade, familiar ou de qualquer outro tipo e ainda aceitar no peito que perdoamos tudo? Muitos amigos se perdem pelos cominhos da vida por falta de perdão, de diálogo! O que eles não sabem é que por mais que eles fujam da dor da traição, a dor de ter perdido o amigo é maior do que a da traição em si! Cheguei a comentar com Alessandra que o tamanho da nossa magoa e proporcional ao tamanho do amor que sentimos pela pessoa que nos causou tamanho sofrimento.
                         Se uma pessoa não consegue suportar a dor da traição sofrida pelo seu parceiro, é sinal de que o envolvimento era grande, quanto maior é a amizade, maior será a dor e a dificuldade de se perdoar. O problema é que todos nós necessitamos ou necessitaremos de um perdão! E na maioria das vezes, só lembramos que necessitamos dele e esquecemos que alguém precisa ou precisará do nosso perdão! O verbo perdoar e sinônimo do substantivo reconciliação, “com o perdão da Norma Culta Brasileira!” Mas perdoar é preciso, orgulho não é preciso!
                        Minha amiga Alessandra recebeu um telefona de uma pessoa que precisava ouvir dela o seu perdão! Ela muito emocionada, não teve duvidas, perdoou! Já que ela sofria também com o distanciamento e com a dor no seu peito!   Hoje, minha amiga dormirá mais leve, seu peito está em festa! O bem venceu! E você! Não está na hora de perdoar aquela pessoa? Não está na hora de pedir perdão? Tente, se reinvente, dê ao seu coração uma sensação diferente!

5 comentários:

Tonton disse...

Caramba Andre cada dia eu gosto mais de ler os seus textos e essa interatividade com a galera em sugerir temas ou ate experiencias proprias para que depois virem textos e o mais bacana continue assim que sempre toh por aqui para ler. Um abraço para ti meu broder!!

Unknown disse...

Tonton,
Valeu meu velho, gostei de seu comentário, senti muita verdade e motivação para escrever mais e mais!
André
Abraços

[A]ℓê Fяєıтαs disse...

Concordo com o Everton ... Pois é Andrezinho , como é bom conversar com vc, que nos ajuda a desvendar um pouquinho dessas coisas da vida, do nosso cotidiano que pela a correria do dia-a-dia das pessoas alguns detalhes acabam sendo esquecidos . É bom pararmos pra pensar na 'arte de perdoar' . Grande Abraço da Alê .

Marí disse...

Concordo com meus dois nobres amigos esse nego tem dom... achei lindo
“ Tente, se reinvente, dê ao seu coração uma sensação diferente”
Eu estou dando esse mês uma sensação diferente ao meu coração digamos que colocando os pontos nos iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, e sensação de perdoa começa outra vez e tão Bom me sinto mais leve, tem pessoas que são primordiais em nossas vida por mais q nos magoe ela sabe que sempre vai ser amada e sempre bom fala foi mau vamos tenta outra vez.. E reinventar a historia, já brigue já chorei já jurei que nunca mais,mas nunca o orgulho sufoco a minha vontade de pedi perdão e peço quantas vezes acha necessário

Esse texto da lé me toco muito!

Quando seu telefone toca sem vc menos esperar depois de anos e alguém do outro lado te pede perdão ? Perdoar ... quebrar o ciclo da dor se voltando para o futuro e não machucando outras pessoas como fomos machucados.
Perdoar significa desistir de permanecer alimentando mágoas e ressentimentos. Não julgue NADA, nem NINGUÉM porque a sua visão será sempre LIMITADA E FALHA. Deixe que o Universo trabalhe livremente. Siga seu caminho em paz, perdoe e seja feliz! ;D


“quebrar o ciclo da dor se voltando para o futuro e não machucando outras pessoas como fomos machucados”

Eis a missão...


beijos meus queridos Ale,ton e André

Unknown disse...

Alê e Mari,
Vocês não sabem o quanto me fizeram bem postando esses comentários?!
Abraços,
André