segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Por que a distancia agora?

                                           
                       Hoje, segunda-feira, 26 de setembro de 2011, eu quis escrever esse texto motivado por mais um e-mail que eu recebi de um amigo. No sábado, após ele ter lido o texto "O que é que eu faço com a melhor amiga do meu namorado? Esse amigo, por razões particulares e óbvias apenas me sinalizou para que eu não postasse o nome dele. Disse no e-mail que após ter lido o texto, ficou se perguntando por que ele não conseguia ser amigo da sua ex-namorada? O namoro acabou a mais ou menos uns vinte dias, porém ele não conseguiu até hoje, dirigir uma palavra para aquela que foi sua parceira e confidente durante cinco anos!
                       Lógico, ele está sofrendo, mas confidenciou-me que não consegue ser amigo de alguém que foi tão intimo dele! Ele encerrou o e-mail com a difícil pergunta: - Por que é tão difícil ser amigo de uma ex? Fechei o e-mail, bebi um pouco de água e solicitei a presença do meu velho e inseparável baú das minhas inquietações, começamos a debater sobre o tema e ficamos filosofando e tentando entender o desfeche da relação do nosso amigo! Eles formavam um casal tão bonito e forte! Por que a distancia agora?
                       A relação não acabou por nenhum motivo que comprometesse a relação de amizade, então por que o silêncio? Observando algumas situações envolvendo outros relacionamentos que chegaram ao fim, percebi que a distancia é fuga para evitar sofrimento!
Algumas pessoas acreditam que não tendo nenhum elo de amizade com os ex-parceiros, torna-se mais fácil esquecê-los! Algumas pessoas evitam freqüentar os antigos lugares onde costumavam ir com os ex-parceiros, chegam até a evitar a roda de amigos! De fato, uma verdadeira fuga.
                       A pergunta que não quer calar é: Torna-se mais fácil esquecer? Não são os antigos lugares, nem os antigos amigos, mas sim a intensidade do amor que você ainda guarda no peito é que faz a dificuldade! Ser amigo de alguém que você tanto amou é possível, difícil, mas possível! Como falar para alguém que você amou um dia e que também lhe amou, que você está saindo com um novo alguém? Ou o contrário, ouvir dele que está saindo com uma nova paixão? Há espaço e naturalidade para esse tipo de confidencias?
                     Se o tempo foi quem corroeu o relacionamento, se apenas houve um desgaste natural das relações, então por que não restar à amizade? Conheço ex-casais que são amigos verdadeiros, mesmo após o término dos seus relacionamentos! Talvez a lembrança dos momentos vividos! Talvez a dificuldade em esquecer a pessoa! Talvez o vazio que se estalou no peito quando a separação chegou! Talvez, talvez, talvez. Muitos dirão que sim, é possível ser amigo de alguém que amamos um dia!
                     Muitos dirão que não, não há a menor chance de ser amigo de alguém que foi tão intimo da gente! Duas vertentes, duas óticas, um só sentimento! Reconstruir uma nova vertente de intimidade com quem conhece tudo de você! É uma das tarefas mais difíceis do convívio entre duas pessoas. É como se tivéssemos que aprender a falar, tendo todas as regras gramaticais no subconsciente e mesmo assim, nós tivéssemos que fingir que não as conhecemos!                     

                       OBS: Permitam-me contar o desenrolar da história do meu amigo: “A ex-namorada dele telefonou-me ontem à noite, por volta das 20h00min e disse não entender até o momento, a razão da separação e me perguntou por que tanta indiferença por parte dele? Conversamos por alguns minutos, ouvi muitas coisas que não explicavam a situação atual, a separação! Explanei algumas situações e por final, deixei um conselho do fundo do meu coração: - essa história ainda não acabou, se você gosta dele e ainda quer esse relacionamento, vá à luta! Ligue! Fale para ele tudo que está sentindo!”
                      Quando eu já estava preparando-me para deitar, meu celular tocou e era meu amigo, dizendo que ela havia ligado para ele e os dois conversaram muito e o final da história, bom, ele estava se preparando para dormir na casa dela!   

Nenhum comentário: