sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Por que é tão difícil dizer não para quem amamos?

                                        

                  Sexta-feira, 02 de setembro de 2011, está um calor danado, um clima típico de fim de semana, pensei em escrever algo tranqüilo e talvez poético para encerrar a semana de uma forma leve e gostosa. Acontece que apenas pensei, porque um telefonema. Ah, aquele telefonema, deixou-me conversando com meu velho baú das minhas inquietações. Uma figura muito amiga ligou-me e antes mesmo, de um olá, um como vai? Um você está bem? Já foi questionando-me: - Por que é tão difícil dizer não para quem amamos?
                Conversei durante um bom período com a figura em questão e após nos despedirmos, fui convocado para uma nova DR com meu velho amigo baú. A questão levantada no telefone é muito interessante, pois aprender a dizer não para quem se ama,implica em muitas outras questões que não só necessariamente o Não em si. Quando falamos não para quem amamos, algo dentro de um elo e de um contexto se rompe, se quebra. Um não lançado de um ponto abstrato para o plano concreto, desencadeia uma nova ordem dentro de um plano chamado Relacionamento.
               Quando se está envolvido com alguém e o coração dita as regras desse envolvimento, por muitas vezes ficamos a mercê do outro! Ficamos vulneráveis aos caprichos do coração e muitas vezes dizer Não, significa cessar um momento, bagunçar uma zona de conforto que nos dá a falsa impressão de estarmos seguros. Quantas pessoas sofrem demasiadamente em seus relacionamentos e não conseguem dizer não, dar um basta, um ponto final. Muitas pessoas sofrem, mas amam cegamente e demoram muito tempo até que um dia, conseguem se liberta através do som do não.
               Talvez, dizer não esteja intimamente ligado a capacidade que a pessoa tem de suportar determinada situação com o seu parceiro ou parceira. Talvez, esteja ligado ao que nós chamamos de amor próprio. Suportar traição, suportar maus tratos, suportar mentiras, e não conseguir dizer não. É algo muito mais comum do que nós pensamos. Conheço muitas passagens em que conhecidos prometiam nunca mais se envolverem com determinadas pessoas,mas era só estarem frente a frente para que o som do não fosse abafado e esquecido em algum canto gelado da falta de força deles.   
              A razão solicita uma providência, um fim, um cessar no sofrimento, mas o coração enquanto for o comandante do navio, nos transforma em uma pequena jangada a deriva. Por outro lado, ninguém passa pela vida sem aprender a dizer Não. Algumas levam mais tempo que outras, mas no final todo mundo aprende. O ser humano leva tempo para aprender que amar o outro é antes de tudo amar a si mesmo. Homem ou mulher, amor ou paixão, razão ou emoção, são todos elementos de um tabuleiro chamado vida.
             Alguns levam tempo para aprender a jogar o jogo. Dizer não é necessário quando a falta desta negativa implica em falta de alegria e de liberdade! Todo mundo aprenderá um dia, assim que sua vontade de ser feliz começar a gritar no peito.        

3 comentários:

Anônimo disse...

André,
"Para as coisas de amar seria bom nem começar"...
* do livro O amor leva a um liquidificador, de Luciana Saddi.

Um dia aprendo a dizer não, juro!!!

Tenha um lindo findizim,
Com carinho,
Rita de Cássia

Unknown disse...

Rita,
Todos nós temos limites e um dia aprendemos a dizer não!
Abraços,
André

Anônimo disse...

chefe, é tão difícil...

eu vou conseguir dizer NÃO, talvez...

1xeru