sexta-feira, 30 de setembro de 2011

As nossas vidas se confundem com a Legião Urbana!

Minha irmã Andréa
     Para minha irmã Andréa, Feliz Aniversário!                            


                 Ontem, quinta-feira, 29 de setembro de 2011, eu, por voltas das 19h00min, estava assistindo o Rock In Rio, e aguardava ansiosamente o show que homenagearia a saudosa Legião Urbana.  A Orquestra Sinfônica Brasileira começou a homenagem, com um pot pourri dos grandes sucessos da banda e colocou toda a galera para cantar e se emocionar, um mar de mãos vibrando como se quisessem tocar em Renato Russo lá no céu.
                    Em seguida entraram no palco os antigos integrantes da Legião: Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, assumiram os instrumentos e receberam alguns interpretes do nosso Rock brasileiro para continuarem com a saudosa homenagem. Vocês devem estar se perguntando: por que o André está nos narrando esse evento? Acontece pessoal, que após o término do show, eu tomado por emoção e recordações maravilhosas, vi a entrevista do ator, produtor e roteirista, Bruno Mazzeo, e percebi nas suas palavras, o quanto a Legião Urbana serviu de porta-voz para toda uma geração que sonhou, lutou e curtiu tudo o que podia curti!
                  Por isso, hoje, sexta-feira, 30 de setembro de 2011, eu escrevo esse texto sobre a Legião Urbana e sua influência sobre toda uma geração. Fiz questão de colher depoimentos de uma galera que viveu a época da Legião e assim, saber o significado e a importância das musicas nas suas vidas. Inicio os depoimentos com o meu relato, porém quero registrar que por livre e espontânea pressão e convivência com minha irmã Andréa, eu aprendi a gostar da Legião.
                  Nessa linha de musicas importantes para toda uma geração, a musica que mexe muito comigo e que marcou uma época da minha vida e até hoje marca, é a musica “Teatro dos Vampiros” recordo-me do meu aniversário de dezoito anos, meu primeiro show da Legião, nesse dia, ouvi de meu pai que dali em diante, eu era responsável pelos meus atos! Aquelas palavras ecoam até hoje no meu coração! Tenho saudades da minha adolescência e essa musica sempre mexe comigo!
                 A minha amiga Cris diz que “Teatro dos Vampiros” também marcou essa passagem da adolescência para a fase adulta. Já o Daniel Stadler, nosso mentor e conselheiro lá do trabalho, diz que a musica da Legião que embalou uma época de sua vida é a musica “Será” Daniel disse: Essa Musica representa um momento de muita indecisão na minha vida. Rosandia, também amiga lá do trabalho, disse-me que aprendeu a gostar da Legião por causa de uma prima dela, a Ana Cristina, que por vontade divina, faleceu. Rosandia diz que basta ouvi “Que País é esse?” que se lembra da prima. Ela não lembra com tristeza, e sim com muita alegria!
                 Meu querido amigo Leandro Ribeiro, apesar de muito novo, fez questão de me dizer que a musica da Legião que ele mais gosta é “Pais e filhos” segundo ele, a musica é a descrição perfeita dessa relação cheia de conflitos e harmonia que envolve pais e filhos. Há um depoimento, que não foi colhido hoje, mas sim a mais de dezoito anos e eu faço questão de registrá-lo. Hoje, dia 30 de setembro, é aniversário da minha irmã Andréa, a mesma que por livre e espontânea pressão, me fez gostar das musicas da Legião.
                  Se perguntada fosse, minha irmã diria: As musicas da Legião que embalaram minha vida foram “Eduardo e Mônica” e “Faroeste Caboclo” a primeira tem uma relação direta com uma fase, punk roqueira da minha irmã e seus namorados estranhos. A segunda, certamente tem haver com a nossa vinda para o DF, ela cantava essa musica como se conhecesse pessoalmente cada lugar relatado pela musica, isso, ela lá em Salvador! Por ironia do destino, ela veio parar aqui, Distrito Federal, palco principal da canção.
                 A Legião se confunde com as nossas vidas! As nossas vidas se confundem com a Legião! Somos de uma geração chamada por Renato Russo de Geração Coca-Cola. Feliz aniversário minha irmã! E não culpe seus pais por tudo, isso é absurdo, são crianças como você, porque você vai ser quando você crescer.    

Nenhum comentário: