segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Redes sociais, use-as com moderação!



             Dias desses, eu estava escutando a rádio CBN, 95.3 e uma profissional da área de Recursos Humanos e especializada em Redes Sociais Virtuais explicava e dava algumas dicas de como usar esse espaço tão rico e ainda tão desconhecido por muitos.   Aquele assunto chamou-me a atenção, pois sou usuário e freqüentador assíduo do Facebook e Orkut, além de ter este blog onde todos os dias eu posto algo para dividir com vocês.
              A especialista em questão citou que neste atual momento de entretenimento e relacionamento virtual em que nós vivemos, cada vez mais, pessoas e mais pessoas têm perdido seus empregos por conta dos conteúdos que elas postam em suas paginais virtuais. Ela citou também o outro lado da moeda, o lado positivo em que pessoas utilizaram as redes sociais para se promoverem, por exemplo, conseguiram novos contatos e conseqüentemente, abriram novas portas no campo profissional e ou conseguiram fazer deslanchar algum projeto próprio.
            Após ouvir aquele breve comentário, fui lançado a pensar sobre referido assunto e percebi que esse ambiente virtual é realmente, uma ferramenta que abre e fecha portas. Tenho visto muitas coisas, recusados alguns convites, apenas pelo fato de não ter simpatia com a forma que sou abordado virtualmente. Precisamos fazer dessas redes sociais, um lugar de descontração, oportunidades e novas amizades, novas perspectivas. O mundo virtual é mais real e mais propenso a oportunidades positivas do que o próprio mundo presencial!  
          O ato de expor momentos íntimos ou fotografias de baladas regradas a muita bebida e sensualidade é a maior bola fora que uma pessoa pode dar! Eu mesmo já expus fotos onde eu apareço com um copo de cerveja na mão! E agora com os moderníssimos celulares, tiramos a foto e já mandamos direto para nossa pagina no Face. Quando não, a mulherada no clube, praia, cachoeira, tirou a foto, já posta logo em suas paginas e ai, podem estar dando um tremendo tiro no pé!
         Isso é proibido? Claro que não, mas somos seres sociais que seguimos e somos norteados por convenções e paradigmas comportamentais, que certamente não aceitam referida modernidade. Nossa vida pessoal, hoje está entrelaçada a quase todas as outras áreas sociais. O profissional e o pessoal convivem paralelamente e tão próximos, que está se tornando quase impossível distinguir um do outro.   
         Precisamos tomar muito cuidado com o que colocamos na rede! Precisamos principalmente tomar muito cuidado com o que escrevemos e postamos na rede.  Graças ao Facebook, o meu blog é bastante visitado. Porém, se eu não me policiar quanto ao conteúdo postado aqui neste espaço, eu posso ter problemas seriíssimos. Assim como da mesma forma, que eu estou tendo um retorno muito positivo.
         Não nos deixemos levar pela inconseqüência ou porque não dizer, inocência! Busquemos as nossas oportunidades, sejam elas: de novas amizades, novas oportunidades profissionais, virada nos nossos projetos, sei lá! Usemos de maneira responsável e prazerosa. E abençoado sejam o Facebook, Orkut, Twitter ou o que quer mais que exista.   

Nenhum comentário: